MS confirma 113 registros de intoxicação por metanol no Brasil; Sergipe não registra ocorrências

Até agora, 12 mortes foram notificadas, uma delas confirmada em São Paulo e outras 11 em investigação

Por Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 04/10/2025 09h15
MS confirma 113 registros de intoxicação por metanol no Brasil; Sergipe não registra ocorrências
Foto: DuyNod/Pixabay

Até as 16h da última sexta-feira (3), o Ministério da Saúde contabilizou 113 notificações de intoxicação por metanol associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em todo o país. Desse total, 11 já foram confirmados e outros 102 seguem em investigação.

Os dados são atualizados diariamente em boletim nacional, a partir das informações repassadas pelos estados. Em Sergipe, não há casos confirmados ou suspeitos até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Situação no Brasil

O estado de São Paulo concentra a maioria dos registros, com 101 casos – sendo 11 confirmados e 90 em análise. Também foram notificados casos suspeitos em:

  • 6 em Pernambuco
  • 2 na Bahia
  • 2 no Distrito Federal
  • 1 no Paraná
  • 1 no Mato Grosso do Sul

Até agora, 12 mortes foram notificadas, uma delas confirmada em São Paulo e outras 11 em investigação. Os óbitos suspeitos estão distribuídos da seguinte forma: oito em São Paulo, um em Pernambuco, um na Bahia e um em Mato Grosso do Sul.

Medidas de prevenção e antídoto

Para reduzir o impacto das intoxicações, o Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), já adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, usado como antídoto.

Outras 150 mil ampolas (cerca de 5 mil tratamentos) estão em processo de compra para reforçar o estoque do SUS.

Além disso, a pasta solicitou à Anvisa que faça um chamamento internacional a grandes agências reguladoras, buscando apoio para a aquisição de medicamentos. Também foram enviados ofícios para empresas da Índia, Estados Unidos e Portugal, pedindo doações ou cotação de compra do fomepizol, outro antídoto importante, atualmente com baixa disponibilidade mundial.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) recebeu ainda um pedido emergencial de 100 tratamentos de fomepizol e a solicitação para aquisição de mais 1 mil unidades por meio do Fundo Estratégico.

Monitoramento

Na quarta-feira (1º), o Ministério da Saúde reforçou a orientação para que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação. Uma sala de situação nacional foi instalada e permanecerá ativa de forma extraordinária enquanto houver risco sanitário.

Fonte: Agência Brasil e SES

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp