Lucas Ribeiro Rocha realiza leitura performática no Centro Cultural de Aracaju

Por assessoria de comunicação 08/10/2021 16h20
Lucas Ribeiro Rocha realiza leitura performática no Centro Cultural de Aracaju
Foto: Divulgação / Assessoria de comunicação

O poeta e psicólogo Lucas Ribeiro Rocha fará leitura performática do livro “Carne sísmica” (edições blague, 2021) no sábado, dia 9 de outubro. A apresentação acontecerá no Teatro João Costa, um dos espaços do Centro Cultural de Aracaju. No palco, Lucas adaptará os próprios poemas e poemas de outros autores, como Allan Jonnes e Stella do Patrocínio.

Para Lucas, a adaptação requer novas manobras. Ele precisa dar uma dimensão material à palavra que, por enquanto, só está impressa no livro. O uso expandido da linguagem poética é algo insuspeito para ele: “Penso a poesia no campo da fala, no campo dos desvios, no campo do corpo e no campo, também, da música”, afirma.

value.image
Na foto, autorretrato de Lucas Ribeiro Rocha

Os poemas de “Carne sísmica” foram escritos entre 2017 e 2020. O livro, financiado com recursos da Lei Aldir Blanc por meio de edital da Funcap (Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe), foi publicado pelas edições blague, editora sergipana que iniciou atividades em janeiro deste ano. Segundo Lucas, o título do livro pode causar dificuldade, porque a imagem não está dada: “Para se relacionar com ele, a gente precisa inventar [uma imagem]”, diz.

A blague, que também publicou outros títulos com recursos da Lei Aldir Blanc em Sergipe, foi selecionada para a Feira Miolo(s), evento de arte gráfica organizado pela editora paulista Lote42. A feira acontecerá nos dias 6 e 7 de novembro. A casa editorial sergipana se prepara para o lançamento de outros títulos entre o fim de 2021 e o primeiro semestre de 2022.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp