Jornalista sergipano lança livro que discute a fabricação dos invisíveis no Brasil

Por Redação do Portal A8SE 17/02/2022 15h02
Jornalista sergipano lança livro que discute a fabricação dos invisíveis no Brasil
Ascom/Segrase

O jornalista sergipano José Cristian Góes lança o livro ‘Quem somos nós na fila do pão? A fabricação dos invisíveis na história do Brasil’ nesta quinta-feira (17), às 19h30, de forma virtual no Instagram do autor @josecristiangoes. A obra publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise) propõe um percurso crítico para discutir o "Outro" e as identidades, principalmente recorrendo a alguns elementos da Filosofia, Sociologia e História.

Segundo o comunicador, a pergunta-título do livro é uma provocação, trazendo uma alteração de um ditado popular conhecido no Brasil. A expressão é “quem é você na fila do pão?”, um questionamento sobre a importância de uma pessoa que julgamos sem importância em determinada cena. “No fundo, a pergunta busca revelar a desimportância de um sujeito que se imagina mais do que é. Perceba que a questão aponta para o Outro, para aquele que está de fora, para aquele que não sou. Proponho, então, que a pergunta seja feita para nós, quem somos nós?”, pergunta o autor e espera dos leitores respostas ao final do livro, explica.

José Cristian Góes ressalta que a ideia de escrever sobre o ‘Outro’ tem o objetivo de mergulhar sobre a formação nacional. “Busquei mergulhar na trajetória da formação nacional para pensar sobre quem é o Outro em nós, desde os povos originários, os invasores europeus, os africanos e os resultados dessas relações”, disse.

A violência e o racismo como temáticas vitais no livro. A publicação mostra a fantasia da nação e da pátria, da participação da igreja na pedagogia racista e, principalmente, do processo de construção ideológica dos invisíveis para consolidar a ideia de país.

value.image
Capa_Quem somos nós na fila do pão1.png

Biografia do autor

José Cristian Góes é doutor em Comunicação e Sociabilidade pela UFMG, com doutoramento sanduíche na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. É mestre em Comunicação Social pela UFS. Tem especialização em Gestão Pública pela FGV e em Comunicação na Gestão de Crise pela UGF. É autor de: “A Comunidade Invisível: jornalismo, identidades e a rejeição dos povos de língua portuguesa no Brasil” (Ponte Editora, Portugal, 2021).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp