Joésia Ramos lança vídeo-show “A Arca Encantada”, projeto de músicas sobre poesias

Celebrando 40 anos de arte, a cantora, compositora e atriz Joésia Ramos, presenteia o público sergipano com o lançamento do vídeo-show ‘A Arca Encantada’. O trabalho, que será lançado neste sábado, 29, traz 16 canções introduzidas por breves depoimentos de artistas brasileiras. A transmissão acontecerá a partir das 17h, no canal oficial da artista sergipana no Youtube.
No vídeo – show, parceiras e intérpretes muito importantes na vida artística de Joésia, como Amorosa, Irah Caldeira, Lucina, Zélia Duncan, Carô Murgel, Jardênia Leão, Izabel Padovani, Katya Teixeira, Socorro Lira e Maria Lúcia Dal Farra, destacam suas afinidades, suas histórias e sentimentos sobre os momentos da criação musical, e ainda comentam sobre as melodias que escolheram cantar.
“Esse novo projeto se chama ‘A Arca Encantada – trabalhos de mulheres’ porque tem mar, velas, timão e navegação estelar, o lugar da criação, da magia do som das palavras destas mulheres. Os poemas de Maria Lúcia Dal Farra e de Maria Cristina Gama são minhas fontes de água cristalina, onde bebo a minha sede e ouço músicas que ressoam por dentro. Com Jardênia Leão e Carô Murgel, parcerias brotaram reggaes e sambas de repente, e com a Luhli, um abraço de irmandade resultou na entrega dos sons diversos, toadas de viola caipira, cartas musicadas, pérolas de vento e mar como piaçaba, sambas e alegrias, mágica mistura”, conta Joésia Ramos.
Os ensaios e a gravação do vídeo foram realizados em espaço aberto, sem público, respeitando todos os protocolos de prevenção contra a covid-19. Além de Joésia (voz e triângulo), participam do vídeo: Jardênia Leão (produção), Ilma Santos (ambientação), Gabriel Perninha (bateria), Rodrygo Besteti (violão), Gledson Souza(violino), Léo Airplane (teclado e sanfona), Paulo Groove (baixo), Betinho Caixa d’água (percussão), Bluesvi e Thiago Leite (câmeras), Gabriel Barreto (edição de imagem e câmera), Werden Tavares (direção de imagem) e Rikeza Sonorização e Vocal.
Esse é o segundo trabalho em celebração aos 40 anos de carreira de Joésia. No último dia 22 de maio, a cantora e compositora lançou o seu quinto álbum “Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania”, onde interpreta 12 músicas autorais, em parceria com algumas poetisas e com o escritor sergipano Francisco J. C. Dantas.
Os dois projetos foram realizados com recursos da Lei Aldir Blanc, que foram repassados pelo Governo do Estado de Sergipe, através dos editais 06/2020 e 03/2020, respectivamente, propostos pela FUNCAP – Sergipe.
Sobre a carreira
Compositora, cantora, produtora fonográfica, musicista e atriz, Joésia Ramos estreou em 1981, no 1º Festival Sergipano da Música Popular Brasileira (FSMPB) e, desde então, produz canções nos mais variados ritmos e estuda suas raízes, buscando uma linguagem que expresse a sua cultura e o seu tempo. Sua bagagem traz apresentações no programa “Som Brasil” (Rede Globo), shows em diversos estados brasileiros e também na cidade de Berlim, capital da Alemanha, além do Prêmio Grão de Música (2017), iniciativa que valoriza e promove músicas e artistas brasileiros de todas as regiões do país.
Com dedicação especial a musicar poesias, Joésia compõe em parcerias com poetisas e poetas, e também cria trilhas para teatro de rua. Muitas das canções de Joésia foram gravadas por artistas sergipanos, como Rubens Lisboa, Chico Queiroga, Antônio Rogério e Amorosa, e em âmbito nacional, por Lucina, Penha Pinheiro, Grupo Saísse e os Bois e Isabel Padovani.
Seu trabalho com teatro de rua acontece desde 1987, quando começou a compor trilhas e musicalizar peças para o grupo sergipano de teatro Imbuaça. Na peça ‘Os Desvalidos’, por exemplo, a musicalização ocorreu em parceria com Maria Lúcia Dal Farra (SP) e Francisco J. C. Dantas. Essas ligações com as artes cênicas levaram Joésia a criar, em 2012, o grupo Teatro de Cordel da Rabeca, no qual mistura suas composições à dos mestres da cultura popular, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença, Marinês e Elba Ramalho.
Discografia
Em 1984, Joésia Ramos gravou o LP Êta Nóis (em São Paulo), com participação de Luli e Lucina, Ney Matogrosso, Jean e Paulo Garfunkel, Bené Fonteles, Miltinho Edilberto e Marta Strauch.
O 1° CD ‘De Passagem’, foi gravado em Aracaju, em 1997. Em 2001, a artista gravou o CD ‘Noites de Forró’ (Joésia com o Forró da Rabeca).
Em 2007, músicas sobre poesias foram gravadas no CD ‘Levante-se Amor’ (Joésia canta Maria Cristina Gama). Em 2008, foi a vez do disco ‘Os Desvalidos’, trabalho em parceria com a poetisa Maria Lúcia Dal Farra e com o escritor Francisco Dantas.
Em 2021, Joésia lançou ‘Duas Bolas de Fogo nos Braços da Ventania’, álbum no qual interpreta 12 músicas autorais em parceria com algumas poetisas e com o escritor sergipano Francisco J. C. Dantas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Blitz educativa abre a semana nacional de trânsito em Aracaju

Ministério do Trabalho e Emprego reconhece e formaliza a profissão de Trancista

Extração do dente siso requer cuidados especiais

A prática regular de atividade física e música são grandes aliadas na promoção da saúde mental

Três suspeitos foram presos em operação contra grupo que roubava motoristas de aplicativo
Mais acessadas
Audiência do caso Lael continua em Aracaju; criança de 10 anos presta depoimento
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 33 milhões
Ponto de drogas em imóvel no bairro américa, em Aracaju, é desarticulado
Câmara aprova urgência de projeto que prevê anistia a condenados por atos golpistas
Homem é preso por homicídio de deficiente físico em zona rural de Itaporanga
Mais notícias
-
22 horas, 59 minutos Ingressos para turnê “Claraboia – Voz e Violão” de AnaVitória em Aracaju estão 80% vendidos
-
2 dias, 1 hora Boogarins apresenta novo álbum Bacuri em show no Che Music Bar, em Aracaju
-
3 dias, 1 hora Saúde emocional corporativa ganha destaque em Aracaju com agenda internacional