Agenda Cultural

Curta-SE promove festival de cinema para crianças nesta sexta; confira programação

As sessões acontecem no Cine Vitória de Aracaju.

Por Carolina de Morais e Jéssika Magalhães, Portal A8SE 07/10/2022 10h51
Curta-SE promove festival de cinema para crianças nesta sexta; confira programação

O Festival Iberoamericano de Cinema (Curta-SE) irá promover uma Mostra Informativa “Festivalzinho” no Cine Vitória, localizado no Centro de Aracaju, nesta sexta-feira (7). O evento é gratuito e alusivo à semana do Dia das Crianças.

A programação da AVBR Produções será direcionada aos estudantes com idade entre 8 e 14 anos de três escolas estaduais do município de Nossa Senhora do Socorro. A mostra foi contemplada pelo edital de Apoio às Iniciativas Culturais.

A sessão terá duração de 70 minutos, sendo exibidos os curtas cumpleanos.

Programação

  • A menina com um buraco na mão. Direção: Alice Cruz. Animação. Brasil. 2020. 10 min. Livre. De tanto deixar as coisas caírem, a menina ouve de sua avó: Menina, parece que você tem a mão furada! O buraco na mão, então, se tornou real e enorme. Enquanto as coisas continuam caindo pelo buraco profundo - ela jura que são as coisas que se jogam na frente dela, sem explicações - a menina busca respostas sobre a sua existência na ancestralidade e no tempo que gasta junto com as coisas do mundo.
  • Cumpleãnos. Diretor Marcos Tulio Altuve Marquina . Ficção. Venezuela. 2020. 01. Livre Juan conseguiu festejar o seu aniversário como sempre sonhou: um bolo, velas para soprar, companhia e ouvir aquela canção de FELIZ aniversário em seu nome. Mas há um detalhe: nem tudo sempre sai como desejado.
  • El Tiritero. Dir. Ruben Hengesbach. Animação. Espanha. 2020. 18'.29” 12 anos. Era uma vez um menino órfão que morava em uma pequena, velha e triste cidade. Mas então a aldeia recebeu a visita inesperada de um titereiro, o que deixou todos (ou quase todos) os aldeões felizes.Mas três dos aldeões, o prefeito, o capitão e o banqueiro, desconfiavam da visita deste homem misterioso.
  • La Playta. Diretora Sonia Bertotti. Ficção. Argentina. 2019. 15 min. Livre.
  • Cidade de Corrientes no verão. Às margens do Paraná e sob a sombra da Ponte General Belgrano, milhares de famílias disputam espaço para seus guarda-sóis e espreguiçadeiras. Priscila, uma menina de 7 anos a quem ninguém presta atenção, seguirá os passos de um esquivo mascate de brinquedos, distanciando-se cada vez mais de sua família e cada vez mais fundo na aventura.
  • YO. Diretor Begoña Arostegui. Animação. Espanha. 2020. 13. Livre. Para o nosso protagonista, cada dia parece um pouco igual. Ou melhor, eles são muito parecidos: as mesmas rotinas são repetidas continuamente com uma monotonia terrível. No entanto, algo tão simples como uma placa que diz 'Park' vai mudar tudo.
  • Picolino. Diretor Giovanni Maccelli . Animação. Espanha.2020. 12'31”. Livre Piccolino é um verme que vive feliz dentro de um quarteirão do interior até que um dia, ao sair de casa, descobre que sua maçã não está mais pendurada em uma árvore, mas sim espancada e jogada fora em um beco de uma grande cidade.