Cultura Japonesa: Festival Tanabata Matsuri acontece em Aracaju neste domingo (13)
O festival acontecerá no Piso L2, ao lado da Camicado, das 12h às 20h

Neste domingo (13), acontece no shopping Riomar o Festival Tanabata Matsuri, que celebra a cultura asiática para um momento de imersão na tradição, cores e sabores do Japão.
O festival acontecerá no Piso L2, ao lado da Camicado, das 12h às 20h. O acesso ao festival é gratuito mediante inscrição no App RioMar Aracaju.
A programação conta com desfile cosplay, apresentações de K-pop, danças típicas, oficinas de origami, língua japonesa, artes marciais, cultura pop, além da participação especial da Retro Games, que trará a exposição de 20 lojinhas temáticas, experiências culturais como fotos com quimono, mangás e delícias da culinária japonesa.
Confira a programação do Festival Tanabata:
12h às 14h – Abertura do evento.
14h às 14h30 – Exibição de vídeo sobre a história do Tanabata.
14h30 às 15h – Rádio Taiso, com prática de exercícios leves e ritmados. Essa prática é transmitida pelo rádio no Japão há quase 100 anos.
15h às 15h30 – Prática Aikido.
15h30 às 16h – Prática de Karate.
16h às 16h30 – Oficina de Origami.
16h30 às 17h - Entrevista com Gabusan sobre a cultura japonesa.
17h às 17h30 – Oficina Ikebana.
17h30 às 18h – Oficina de Mangá com André Comanche.
18h às 19h30 - Cosplay Kpop.
19h30 às 20h – Atração musical seguida de Bom Odori.
Tradição japonesa
Tanabata Matsuri, ou Festival das Estrela, é uma tradicional celebração nipônica, que acontece geralmente no mês de julho. A festa tem origem em uma antiga lenda chinesa que foi incorporada à cultura japonesa e conta a história de dois amantes, Orihime e Hikoboshi, simbolizados pelas estrelas Vega e Altair.
Segundo a lenda, eles viviam separados por uma imensa "Via Láctea" – o rio celestial –, e só se encontravam uma vez por ano, na noite do sétimo dia do sétimo mês (7 de julho), se o céu estivesse limpo.
Durante o festival, as pessoas costumam escrever seus desejos em ‘tanzaku’, que são tiras coloridas de papel, e pendurá-los em ramos de bambu, junto com outros enfeites feitos de papel. As decorações são coloridas e simbolizam votos de felicidade, amor, saúde e sucesso.
Além do significado romântico da lenda, o Tanabata é visto hoje como um momento para expressar sonhos e desejos. É um festival que conecta o imaginário das estrelas com a esperança e os sentimentos humanos.
Fonte: Asscom Lotti+Caldas Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (11/07)

Empresas do transporte intermunicipal devem oferecer venda de passagens online em Sergipe

Moradores do Bairro Piabeta pedem providências por causa de rua que está cedendo na localidade

Vereadores de Aracaju aprovaram o projeto da reforma da previdência
