Aracaju receberá o Festival Ópera Nordeste em março
A abertura do festival será nos dias 9, 10 e 11 de março, no Teatro Tobias Barreto

O Festival Ópera Nordeste – FOPEN – é uma realização do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) e da Associação Brasileira de Canto (ABCanto), ambas instituições sem fins lucrativos.
O lançamento será em Aracaju e acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de março, com concertos diários no Teatro Tobias Barreto. Esta será a primeira edição do Festival, que acontecerá também nas cidades de Maceió e Salvador.
No dia 09 de março, será lançado o TRIO SERESTAS, composto por três músicos sergipanos, todos mestres professores do respectivo instrumento musical: Marilia Teixeira, cantora lírica; Rodrygo Besteti, violonista; e Lucas Campelo, sanfoneiro.
A intenção do grupo é representar a indissolubilidade dos elementos eruditos, populares e folclóricos da música brasileira e nordestina, em particular.
No dia 10 de março, haverá a participação do grupo RENANTIQUE, com o concerto: Do Medievo ao Nordeste Armorial. Um diálogo entre a cultura ibérica da Idade Média, trazida pelos “descobridores” do Brasil, e os cantos nativos que aqui ecoavam.
O fruto dessa miscigenação entre ibéricos e indígenas soma-se com o movimento armorial pernambucano, ocorrido na década de 70. Nessa simbiose entre o legado ibérico, a ancestralidade nordestina e o movimento armorial, o Renantique promove um coro atemporal de uma singularidade que só o nordeste brasileiro tem.
No dia 11 de março, será o encerramento em Aracaju com a grande estrela dessa edição do Festival Ópera Nordeste: a ÓPERA DOS TERREIROS, de Jorge Portugal e Aldo Brizzi, uma produção do Núcleo de Ópera da Bahia. Um espetáculo único e inesquecível, uma experiência emocionante com uma produção grandiosa que une história, música e ancestralidade. Esta obra épica conta a apaixonante história de amor entre um negro banto e uma negra nagô – um verdadeiro "Romeu e Julieta" afro-brasileiro – ambientado no contexto vibrante e desafiador da construção do Brasil.
Nesta narrativa cheia de magia e espiritualidade, forças invisíveis determinam o destino dos protagonistas, transportando o público para um universo onde o imaginário shakespeariano encontra a rica tradição dos Orixás.
A trilha sonora, o coração pulsante deste espetáculo, é uma celebração das raízes afrodescendentes, misturando canto lírico e os ritmos marcantes dos alabês. Uma fusão única de tradição, modernidade e ancestralidade. Uma composição de Aldo Brizzi e Jorge Portugal, produzida pelo aclamado Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) e dirigida pelo próprio compositor Aldo Brizzi, a ópera conta com sete personagens principais interpretados por renomados(as) cantores(as) líricos(as), além de um coro e percussão que garantem uma performance incrível.
Mais do que um espetáculo, a “Ópera dos Terreiros” é uma celebração à nossa história e identidade. Vale destacar que esta ópera já é sucesso Brasil afora, sendo prestigiada com a versão em filme produzida por uma TV francesa e com o enredo da escola de samba ‘Em cima da Hora’, no Carnaval 2025.
Os dois primeiros espetáculos serão gratuitos e, para a Ópera dos Terreiros, os ingressos custam 40 e 20 reais (inteira e meia). E todos os ingressos, gratuitos ou não, precisam ser retirados através da plataforma Sympla: sympla.com.br/festivaloperanordeste.
A pari passu da produção artística, o FOPEN também oferecerá o curso CANTO LÍRICO BRASILEIRO, promovido pela Associação Brasileira de Canto, que acontecerá, em Aracaju, nos dias 10 e 11 de março, no Centro Cultural de Aracaju, sob a tutela da soprano Marilia Teixeira, referência nacional no assunto.
O Festival Ópera Nordeste – FOPEN se apresenta, portanto, com uma estrutura cultural inédita, prestigiando a cultura regional, provocando o mercado e, ainda, a formação artística.
Fonte: Assessoria de Comunicação
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Campanha conscientiza a população para falar sobre autismo durante todo o ano

Paixão sergipana | confira a preparação das quadrilhas juninas para mais um ciclo de apresentações

Muita música | Curta o som de Kaelzinho Ferraz

Nova temporada do reality de casais estreia hoje à noite (29)
Mais acessadas
IFS assina contrato para retomada das obras de ampliação do Campus Aracaju
Prefeitura de Aracaju anuncia construção de novas unidades de saúde
Dois homens foram presos por tráfico de drogas e tentativa de homicídio em Lagarto
Mais de 1.800 trotes foram registrados pela Central de Urgência entre janeiro e março de 2025
Serra da Miaba ganha nova área de proteção ambiental com mais de 163 mil hectares em Campo do Brito
Mais notícias
-
10 horas, 8 minutos Triângulo do Forró reúne Dorgival Dantas, Adelmário Coelho e Flávio José em Aracaju
-
4 dias, 13 horas Forró Siri 2025: Iguinho e Lulinha, Joelma e Zé Vaqueiro estão entre as atrações; confira programação
-
4 dias, 18 horas “Ferraz in Brejo”: Luiz Ferraz grava primeiro audiovisual neste domingo (27), em Brejo Grande