Advogada lança livro sobre história de Frei Paulo

A obra retrata a temática de colonização do território que compõe o município de Frei Paulo.

Por Redação do Portal A8SE 16/09/2022 11h28
Advogada lança livro sobre história de Frei Paulo
Edise

A escritora e advogada Ana Maria Dantas e Santana irá lançar a publicação 'Das matas de Itabaiana a Frei Paulo: 350 anos de história documentada', nesta sexta-feira (16), no Memorial Gilza Maria de Matos Dantas, no município de Frei Paulo, a partir das 16h. A obra é fruto de pesquisa da autora em 2015, com o interesse de conhecer a árvore genealógica da família e foi publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe (Edise).

Segundo a autora, o livro aprofunda a temática de colonização do território que compõe o município de Frei Paulo, que tem objetivo de identificar as primeiras famílias que se instalaram nas matas de Itabaiana. "Nesse contexto, busquei identificar como se fundou a cidade, a participação dos índios, escravos, capuchinhos, e outros elementos que compõem a cultura do município”, explicou.

A obra está dividida em oito capítulos que reúnem pesquisas em documentos oficiais e históricos através dos relatórios relativos ao período de 1835 a 1930, pesquisa ao acervo digital da Biblioteca Nacional, Arquivo do município de Frei Paulo, na historiografia da colonização das terras de Sergipe, com enfoque para a colonização da cidade de Itabaiana. Foram utilizados também jornais, relatórios apresentados por governantes, párocos, câmaras de vereadores e juízes, as informações da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, além da pesquisa in loco, que se deu por meio de visitas em igrejas, cemitérios, arquivos, cartórios e bibliotecas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp