22ª Edição da parada LGBTQIA+ acontece dia 27 na Orla de Atalaia e traz a cantora Wanessa
ASTRA também promoverá o 14º Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+
Considerada a maior manifestação de rua do estado, a Parada LGBTQIA+ acontecerá no próximo dia 27 de agosto, na Orla de Atalaia. O evento, que está sendo organizado pela ONG ASTRA, traz o tema “Movimento por melhores políticas públicas” e o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do poder público para a importância de enfrentar a violência, garantir direitos e cidadania para a população. A produção do evento estima a participação de aproximadamente 100 mil pessoas, que estarão reunidas para curtir a programação, bem como cobrar políticas públicas de visibilidade e inclusão para a comunidade LGBTQIA+, movimentando, também, o turismo local.
A edição 2023 contará com a apresentação de artistas locais do cenário musical, grupos de dança e performances de ‘drag queens’, que acontecerão no palco Sobre(Viver), que será montado na Passarela do Caranguejo. O trio elétrico principal será puxado pela cantora, compositora, apresentadora e atriz Wanessa Camargo. Dona de hits como “O amor não deixa”, “Apaixonada por você”, “Eu posso te sentir” e “Shine it On”, a artista tem mais de duas décadas de carreira e acumula dez álbuns e dois DVDs, além de colaborações e premiações. Wanessa já vendeu dois milhões de discos e recebeu diversos prêmios, entre eles, Prêmio Multishow de Música Brasileira, DJ Sound Awards, Meus Prêmios Nick, além de ter sido indicada ao MTV Video Music Brasil. Recentemente, lançou o projeto “Livre”.

Na ocasião, a ASTRA também promoverá o 14º Seminário Estadual de Direitos e Cidadania LGBTI+, que reúne lideranças locais e nacionais para debater as questões que envolvem a LGBTfobia. O encontro acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto e marca o encerramento do Circuito do Orgulho 2023. A primeira secretária da ASTRA, Maria Eduarda Marques, chama atenção para a importância política do seminário dentro da programação da Parada. "Militantes e convidados/as/es tem a oportunidade de levar provocações aos seus respectivos municípios e a cobrança de políticas públicas mais efetivas para nossa população", ela explica. "Assim, nós mostramos que a parada também é um momento de capacitação política".
A tradicional programação de atividades tem o objetivo de desmistificar preconceitos e conscientizar a população sobre temas ligados à cidadania, direitos humanos e sexualidade. O Circuito tem se estabelecido como um importante espaço de diálogo e afirmação das pautas LGBT+, desde 2003. Ao longo do mês de agosto, a edição trouxe apresentações de entidades parceiras por meio de debates, rodas de conversas, exibições de filmes e oficinas de vivência, além de prestar homenagens a personalidades aliadas ao movimento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Saiba como montar uma ceia de Natal saborosa e econômica
Reformas residenciais no fim do ano exigem cuidados com rede elétrica para evitar acidentes
Ação contribui para a realização da tradicional ceia de natal promovida pela pastoral do povo da rua
Técnicos da SEMA fazem balanço das ações do ano de 2025 na comissão de meio ambiente da Alese