Convenções partidárias oficializam oito candidatos ao Governo de Sergipe em 2022; veja lista

A Redação do Portal A8SE preparou uma lista com o perfil dos candidatos confirmados nas eleições deste ano.

Por Redação do Portal A8SE 06/08/2022 10h53
Convenções partidárias oficializam oito candidatos ao Governo de Sergipe em 2022; veja lista
Divulgação/ TSE

As convenções partidárias oficializaram oito candidaturas ao Governo de Sergipe para disputa eleitoral de 2022. O período iniciou no dia 20 de julho e encerrou nesta sexta-feira (5).

De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, o pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

A Redação do Portal A8SE preparou uma lista, em ordem alfabética, com o perfil e propostas dos candidatos confirmados neste ano.

Alessandro Vieira (PSDB)

A candidatura de Alessandro Vieira foi aprovada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSBD) em Sergipe no dia 30 de julho. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome do empresário Milton Andrade (Cidadania) como vice e indicou a delegada Danielle Garcia (Podemos) ao senado.

O atual senador Alessandro Vieira foi delegado geral da Polícia Civil do estado e entrou na política em 2018, concorrendo a primeira disputa eleitoral pelo partido Cidadania.

Em março deste ano, ele mudou filiou-se ao PSDB. Entre as propostas de governo, estão: retomada do emprego, orçamento participativo e "pente fino" nas contas públicas.

Antônio Cláudio (DC)

A candidatura de Antônio Cláudio foi aprovada pelo Partido Democracia Cristã (DC) em Sergipe no dia 30 de julho. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Giovanna Pereira Rocha (DC) como vice e indicou Airton Costa (DC) ao senado.

Disputando as eleições pela primeira vez, Antônio Cláudio é médico geriatra, presidente da Associação dos Amigos dos Idosos do Brasil e diretor do Instituto de Atenção a Longevidade. Ele também já atuou como secretário municipal de saúde em Itabaiana e Macambira.

Entre as propostas de governo, estão: desenvolvimento e geração de emprego para jovens, gestão baseada em eficácia com acompanhamento de indicadores e transparência da eficácia de governo.

Aroldo Félix (UP)

A candidatura de Aroldo Félix foi aprovada pelo Partido Unidade Popular (UP) no dia 31 de julho. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Luze Augusta dos Santos (UP) como vice.

Aroldo Félix é professor concursado, engenheiro químico, mestre e doutor em engenharia química. Como militante, fundou o Partido Unidade Popular pelo Socialismo e também é membro do Diretório Estadual de Sergipe.

Entre as propostas de governo, estão: moradia, combate à pobreza e criação de escolas em tempo integral e uma universidade estadual.

Elinos Sabino (PSTU)

A candidatura de Elinos Sabino foi aprovada pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) no dia 22 de julho. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Leide Lima como vice e indicou Heraldo Goes ao senado.

Engajado na luta sindical há mais de 40 anos, Elinos Sabino é servidor público federal e concorre a primeira disputa eleitoral ao governo do estado.

Entre as propostas de governo, estão: combate à fome, geração de emprego e investimento em educação.

Fábio Mitidieri (PSD)

A candidatura de Fábio Mitidieri foi aprovada pelo Partido Social Democrático (PSD) no dia 5 de agosto. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Zezinho Sobral (PDT) como vice e indicou Laércio Oliveira (PP) ao senado.

Concorrendo a primeira eleição ao governo do estado, o administrador Fábio Mitidieri foi vereador, secretário de esportes de Aracaju, secretpario de estado do trabalho e deputado federal por dois mandatos.

Entre as propostas de governo, estão: emprego, combate à fome e saúde.

Niully Campos (PSOL)

A candidatura de Niully Campos foi aprovada pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no dia 4 de agosto. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Demétrio Varjão (PSOL) como vice e indicou Hericlay Andrade (PSOL) ao senado.

Natural de Capela, Niully Campos é advogada, professora e militante. Essa é a primeira vez que disputa eleição ao governo do estado.

Entre as propostas de governo, estão: saúde, educação, combate à fome e geração de emprego.

Rogério Carvalho (PT)

A candidatura de Rogério Carvalho foi aprovada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no dia 5 de agosto. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Sérgio Gama (MDB) como vice e indicou Valadares Filho (PSB) ao senado.

Rogério Carvalho é médico, professor e atual senador da república. Ele já atuou nos cargos de secretário de saúde de Aracaju, secretário de saúde de Sergipe, além de ocupar os cargos de deputado estadual e federal.

Entre as propostas de governo, estão: infraestrutura, saúde e economia.

Valmir de Francisquinho (PL)

A candidatura de Valmir de Francisquinho foi aprovada pelo Partido Liberal (PL) no dia 5 de agosto. Na composição da chapa, a convenção anunciou o nome de Emília Correia (Patriota) e indicou Eduardo Amorim (PL) ao senado.

Formado em direito, Valmir de Francisquinho é empresário, ex-prefeito de Itabaiana e irá disputar sua primeira eleição ao governo do estado. Ele foi eleito cinco vezes como vereador do município.

Entre as propostas de governo, estão: emprego, educação e turismo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp