
MP e Sindicatos criam portal para denúncia de Assédio Eleitoral no Trabalho
O assédio eleitoral é crime e, desde 2022, o número de denúncias só tem crescido

O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com as Centrais Sindicais, lançaram nessa terça-feira (3) um portal para receber denúncias de casos de assédio eleitoral no trabalho.
O assédio eleitoral é crime e, desde 2022, o número de denúncias só tem crescido. Ele acontece quando um trabalhador ou servidor público sofre a pressão direta ou indireta dos patrões ou dos chefes imediatos para votar em determinado candidato.
O lançamento ocorre em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A iniciativa partiu da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Pública, Intersindical e MPT. A denúncia pode ser feita na página do Fórum das Centrais Sindicais.
Os sites das centrais e o MPT vão colocar em suas páginas o QR Code onde o trabalhador, com seu celular, poderá acessar o canal e denunciar se estiver sendo vítima de assédio eleitoral no ambiente de trabalho.
O voto livre é um direito fundamental que deve prevalecer em todas as situações, de acordo com a procuradora do trabalho Danielle Olivares Corrêa, porque, caso contrário, o trabalhador torna-se um instrumento dos interesses exclusivos do empregador.
Nas eleições de 2022, as centrais sindicais e o MPT fizeram a mesma parceria de agora, e o resultado foi o recebimento de 3,5 mil denúncias de assédio eleitoral, um percentual 1.600% maior do que o registrado nas eleições de 2018.
O assédio eleitoral ou o “voto de cabresto” não se vê mais nos rincões do país, onde os coronéis determinavam em qual ou quais candidatos os empregados deviam votar. Esse fenômeno cresceu e veio para os grandes centros urbanos também.
Dados extraídos do sistema informatizado do MPT, em 2022 foram expedidas 1.512 recomendações e ajuizadas 105 ações civis públicas contra o assédio eleitoral.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Estão abertas as inscrições para a 1ª corrida nacional do SESI em Sergipe em parceria com a TV Atalaia

Acontece amanhã (22) a primeira edição do farol de histórias

Hoje é dia do tradicional pão francês

Ministério Público de Sergipe realiza seminário em “Defesa do direito humano à água”
Mais acessadas
Novo empréstimo consignado para CLT começa nesta sexta (21); Entenda
Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 6,2 milhões
Sergipe tem redução da seca mas previsão aponta possíveis desafios climáticos
Congresso Nacional antecipa votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025
Credenciamento de Organizações da Sociedade Civil para parcerias com a Seasic é prorrogado até dia 31 de março
Mais notícias
-
4 meses, 3 semanas Prazo para justificar ausência no segundo turno vai até 7 de janeiro
-
4 meses, 3 semanas Luiz Roberto fala com a imprensa após perder as eleições municipais de Aracaju
-
4 meses, 3 semanas "Gratidão imensa a Deus e ao povo de Aracaju", celebra a prefeita eleita Emília Corrêa