TSE registra 456 denúncias de irregularidades em campanhas no país

O aplicativo também traz orientações sobre o que pode e o que não pode no período eleitoral

Por redação Portal A8SE e R7.com 19/08/2022 16h00
TSE registra 456 denúncias de irregularidades em campanhas no país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) totalizou 456 denúncias relacionadas às eleições deste ano por propaganda irregular. Os números são até esta sexta-feira (19).

Os dados estão no aplicativo Pardal, disponibilizado pela Justiça Eleitoral para noticiar, além de infrações relativas à propaganda, compra de votos, uso da máquina pública, doações irregulares e gastos eleitorais.

Os estados que apresentam o maior número de denúncias são São Paulo e Pernambuco são os estados, com 55 registros cada. Em seguida, o Paraná tem 42 casos e depois vem o Rio Grande do Sul, com 38. Logo após, aparecem Minas Gerais, com 36, e Goiás, 23.

Durante as eleições de 2018, o aplicativo recebeu 48.673 denúncias, sendo que 52% eram sobre propaganda irregular e 23% sobre crimes eleitorais. A apuração dessas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.

O aplicativo também traz orientações sobre o que pode e o que não pode no período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, propaganda em vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos.

Qualquer pessoa pode usar o aplicativo para fazer denúncias e deve informar, obrigatoriamente, nome e CPF, além de anexar elementos que indiquem a existência da irregularidade, como vídeos, fotos ou áudios. A identidade do denunciante, porém, não será divulgada. Em caso de má-fé, o usuário poderá ser punido.

O Pardal pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets ou acessado por meio de um formulário disponível na internet.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp