Método supera: Treino cerebral pode aumentar os níveis de aprovação

Criado no Brasil há 15 anos, o SUPERA Ginástica para o Cérebro oferece benefícios para estudantes de diferentes faixas etárias. Através de um conjunto estruturado de exercícios mentais projetados para criar redes neurais mais fortes e capacidades específicas no cérebro.
O treino cerebral tem sido uma das chaves para resolver a frustração de milhões de estudantes que tentam uma vaga nas universidades púbicas do país. Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas.
Segundo a neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci, apostando nesta prática é possível obter ganhos significativos nos estudos e, consequentemente, a aprovação no vestibular.
“Lembrar do conteúdo estudado e contextualizá-lo com a prova, é, sem dúvida, a chave para a aprovação. O cérebro tende a ser um órgão preguiçoso e em seu funcionamento normal acha mais fácil usar a informação que já está armazenada nele do que ter que aprender algo novo. O treino do cérebro exercita o nosso órgão mais importante para que ele melhore sua performance, respondendo melhor aos estímulos que recebe”, diz Livia.
Além de bloquear estímulos internos, fortalecer o autoconhecimento, trazer mais confiança e menos ansiedade, também gera mais produtividade e bons resultados.
“Podemos comparar de forma muito simples que a prática de ginástica para o cérebro, aplicada ao vestibulando, é como oferecer a ele um mapa. Quando o vestibulando treina o seu cérebro ele tem melhores acessos ao que realmente vai trazer resultado, consegue filtrar melhor seus pensamentos e capacidades o que interfere diretamente na sua aprovação”, pontou a especialista.
Algumas das dicas apontadas pela especialista são:
1- Treinar a atenção: Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas.
2- Saber o que vai estudar: defina metas diárias de estudo e o conteúdo a ser estudado. Defina o tempo necessário para estudar todos os conteúdos até o dia do teste.
3- Resgatar o que já sabe: recorra às suas anotações, ao que foi discutido em sala de aula, as imagens apresentadas, títulos, gráficos.
4- Ler em voz alta. Observe o que mais lhe favorece (em voz alta ou silenciosamente).
5- Fazer anotações durante a leitura: use palavras chave, resuma em tópicos, sintetize as informações, explique para “si mesmo” o que está estudando. Divida o seu texto em partes, (use uma linha traçada com lápis, mesmo) e durante a leitura faça anotações na própria página e na parte que está lendo: palavras chave, palavras importantes, nomes próprios e datas, o que for importante para lembrar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
7 horas, 48 minutos Enem 2025: prazo para solicitação de atendimento especial se encerra nesta quarta (2)
-
1 dia, 5 horas Inscrições para o CNU 2025 começam no dia 2 e seguem até 20 de julho
-
2 semanas, 4 dias Concurso da Fundação Renascer: prazo para inscrições se encerra neste domingo (15)