CNU 2025 tem 42,8% de abstenções; número é menor do que ano anterior
No total, 761.545 se inscreveram, o que significa que mais de 435 mil candidatos compareceram à prova objetiva do certame

Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a segunda edição do Concurso Nacional Unificado obteve o percentual de 42,8% de abstenção. O estado do Amazonas, foi o que registrou o maior índice, com 51,2% de ausência, já o Distrito Federal foi a unidade federativa que obteve o menor percentual - 30,8%.
Apesar da porcentagem de ausências ser considerada alta, o número é menor em relação a sua primeira edição, onde o índice de abstenção ficou acima dos 50%. A ministra da Gestão, Esther Dweck informou que a expectativa já era de queda em comparação com o ano anterior.
No total, 761.545 se inscreveram, o que significa que mais de 435 mil candidatos compareceram à prova objetiva do certame.
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos federais. Do total de vagas ofertadas, há 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário. Serão 2.480 vagas imediatas e 1.172 vagas para preenchimento no curto prazo após a homologação dos resultados, prevê o MGI.
Próximos passos:
A prévia dos gabaritos e o caderno de provas foram divulgados nesta segunda-feira (6) e está disponível na Página de Acompanhamento. O participante deve fazer o login com a conta do portal Gov.br.
Quem precisar entrar com recursos contra as questões ou gabaritos, terão os dias 7 e 8 de outubro.
De acordo com o cronograma oficial do certame, as notas finais das provas objetivas e a convocação para a segunda fase do CNU 2025 será feita no dia 12 de novembro. A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro. Conforme o calendário, o resultado preliminar da discursiva sairá em 23 de janeiro.
O cronograma do concurso se encerra em 16 de março de 2026, com o início das convocações dos aprovados para nomeação e, quando for o caso, para realizar o curso de formação.
Fonte: Agência Brasil
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

MPF quer que o tratamento das mulheres com endometriose seja garantido por tempo indeterminado

Bloquinho kids TV Atalaia promete uma tarde inesquecível

Direto de Brasília 07/10/25 - PEC jornada do trabalho/ Bebidas adulteradas/ Empreendedores Brasília

Sindimed está reunindo documentação sobre as organizações sociais que estão administrando hospitais
