Você sabe o que é Cobogó?

Conhecido como um elemento estético e funcional da arquitetura

30/09/2015 21h37
Você sabe o que é Cobogó?
None

O Arquitetar de hoje explica para você o que é o COBOGÓ.
 

O que é e qual sua função?

O cobogó é um dos componentes mais conhecidos da construção civil. Trata-se de blocos vazados de cimento que, além do interessante efeito estético, tem a função de fechar ambientes, mantendo a circulação de ar, a privacidade do interior e filtrando parte da radiação solar direta, com a versatilidade de poder substituir uma parede inteira, apenas um pequeno vão ou ainda ser usado como divisória.


Materiais


Atualmente, o Cobogós não são mais fabricados apenas em cimento. Existem cobogós de cerâmica, vidro, madeira, gesso e até de mármore. Entretanto, um dos problemas funcionais dos cobogós é a ausência de vedação acústica. Mas já existem estudos que vão de encontro a essa ideia, com pesquisas de materiais e desenhos específicos para o tratamento e isolamento acústico.


Origem


A origem do Cobogó advém dos muxarabis: elementos tradicionais árabes que consistem em treliças de madeira aplicadas geralmente em janelas, para garantir a privacidade das mulheres, concedendo a visão do exterior, mas não o contrário.


Os cobogós foram criados ainda na década de 20, em Pernambuco, mas se popularizaram a partir dos anos 50, época em que a arquitetura modernista nascia no Brasil, sendo facilmente avistados no Nordeste brasileiro ou em Brasília. Seu nome engraçado foi herdado dos sobrenomes de seus três engenheiros criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is. (União das sílabas dos sobrenomes)


Vale ressaltar que o nome do Cobogó varia de acordo com as diversas regiões do Brasil. O Cobogó (nome correto) é também chamado de Combogó, Cobrogó, Combrogó, etc. Qualquer que seja o nome citado, se usado corretamente, o Cobogó é sempre um elemento construtivo elegante e funcional. Mãos à Obra!
 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp