Vacinação contra varíola dos macacos será iniciada na próxima segunda-feira (13)

Até o dia 18 de fevereiro deste ano, foram confirmados 10301 casos da doença

Por redação Portal A8SE e R7 09/03/2023 15h49
Vacinação contra varíola dos macacos será iniciada na próxima segunda-feira (13)
Foto: divulgação

Na próxima segunda-feira (13), a vacinação contra a varíola dos macacos será iniciada no Brasil. Serão 46 mil doses do imunizante à disposição da população.

Inicialmente, o Ministério da Saúde vai repassar para as unidades federativas só o quantitativo suficiente para imunizar 50% do público alvo. Ainda, o envio de doses posteriores dependerá do andamento da vacinação e cada estado deverá solicitar ao ministério novas remessas.

De acordo com o ministério, o imunizante a ser utilizado é o Jynneos e o esquema de imunização é de duas doses, com quatro semanas de intervalo. Vale ressaltar que essa vacina é indicada para uso em adultos, com idade igual ou superior a 18 anos.

A Secretaria Estadual da Saúde de Sergipe (SES) informou que ainda não há unidades da vacina no estado e as autoridades estão aguardando orientações do ministério. "Estamos na lista para receber os imunizantes, mas não sabemos ainda a quantidade e nem quando receberemos. E, será um público muito específico a ser vacinado, não será para a população geral", detalhou a SES.

Veja abaixo o público alvo da vacinação:

Grupos elegíveis para vacinação pré-exposição

1 - Pessoas que vivem com HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.

2 - Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Grupos elegíveis para vacinação pós-exposição

Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para varíola dos macacos, cuja exposição seja classificada como de alto risco (exposição direta da pele ou de membranas mucosas à pele ou secreções respiratórias) ou médio risco (sem contato direto, mas próximo, na mesma sala ou espaço físico interno).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp