Vacinação contra Varíola dos Macacos inicia nesta segunda-feira; confira pública-alvo
Campanha será destinada a grupos específicos, com aplicações previstas para pré e pós-exposições ao vírus.

A vacinação contra Varíola dos Macacos inicia nesta segunda-feira (13). Segundo o Ministério da Saúde, serão distribuídas 47 mil doses entre todos os estados e Distrito Federal.
A campanha irá aplicar a vacina Jynneos/Imvanex enquanto durarem os estoques, devido a limitação de disponibilidade de doses. O imunizante é considerado como uma "vacina viva".
"Produzida a partir da cepa Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN) modificada, um Orthopoxvírus atenuado e não replicante contra varíola e varíola de macaco, que induz respostas imunes humorais e celulares aos Orthopoxvírus", explica em nota.
Ainda de acordo com a pasta, o esquema vacinal será de duas doses (de 0,5 ml cada uma), com quatro semanas de intervalo (28 dias), para pessoas acima de 18 anos, sendo oferecidas de forma pré e pós-expositória para grupos determinados.
Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde informou que está aguardando a chegada das doses para iniciar a vacinação.
Requisitos vacinais
Grupos elegíveis para vacinação pré-exposição
1 - Pessoas que vivem com HIV/Aids: homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com idade igual ou superior a 18 anos e status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses.
2 - Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
Grupos elegíveis para vacinação pós-exposição
1 - Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto risco (exposição direta da pele ou de membranas mucosas à pele ou secreções respiratórias) ou médio risco (sem contato direto, mas próximo, na mesma sala ou espaço físico interno).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
