Brasil

TV 3D chega ao Brasil no próximo mês

30/09/2015 19h57
TV 3D chega ao Brasil no próximo mês
A8SE

Pouco tempo depois da invasão nas lojas brasileiras dos aparelhos de plasma e LCD, a TV 3D deve ser o sonho de consumo de quem deseja assistir aos jogos das próximas Copas do Mundo, por exemplo, com um tipo de imagem só vista até agora em algumas salas de cinema, que exibiram o grande sucesso Avatar em três dimensões.

O 3D pode fazer parte de TVs de LCD e plasma e é uma técnica que "imita" a maneira com que os olhos humanos enxergam as coisas. Eles registram as imagens rapidamente por ângulos um pouco diferentes. Quando o cérebro "traduz" a captação dos olhos, ele acrescenta a noção de profundidade.

A tela de LCD (tela de cristal líquido, em português) tem uma lâmpada ao fundo do monitor com uma luz branca direcionada a uma fina camada de gel chamado de cristal líquido. Essa telinha tem minúsculos buracos que deixam a luz ultrapassar ou a bloqueiam formando a imagem.

O plasma não tem a lâmpada branca no fundo do monitor. A imagem é formada na tela a partir de cada pequeno quadrado de luz, como se o aparelho tivesse uma camada com milhares de minilâmpadas vermelhas, verdes e azuis. A combinação dessas cores forma outras e gera a imagem final na tela.

Quando têm 3D, esses dois tipos de tela recebem uma película especial com microprismas que simulam o olhar.

No cinema, o 3D já é considerado uma tendência. O filme Alice no País das Maravilhas ainda não chegou ao Brasil, mas mantém uma boa perspectiva de produções tridimensionais.

A gravação de conteúdos de TV começa a dar seus primeiros passos ainda em 2010. A adoção dependerá de investimentos em longo prazo por parte das emissoras. Mesmo que compre uma TV 3D, esse tipo de imagem só poderá ser vista se a gravação também seguir o mesmo padrão.

 

Fonte: R7

 

Tags: