TV 3.0 deve ser implementada em 2025 e trará melhorias de imagem, som e maior interatividade

Presidente lula afirmou que mudança será o "casamento definitivo" entre televisão e internet

Por Redação Portal A8SE e R7 03/04/2025 18h21
TV 3.0 deve ser implementada em 2025 e trará melhorias de imagem, som e maior interatividade
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nesta quinta-feira (3), em evento de balanço de dois anos de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, que a TV 3.0 será o “casamento definitivo” entre a televisão com a internet.

O upgrade está previsto para ser implementado ainda este ano e trará melhorias de imagem, som e maior interatividade com o espectador. Com o novo padrão, as TVs terão um salto de resolução, do Full HD para 4K, ou até 8K.

“Vem aí a TV 3.0, sistema que vai fazer o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Com isso, a população brasileira terá acesso à televisão de última geração, com imagem e som de altíssima definição. Isso significa mais informação e mais qualidade para a população brasileira”, disse Lula.

Além da maior definição de imagem, a TV 3.0 terá melhorias nas cores, nitidez e contraste, com suporte à tecnologia de dinâmica de alto alcance (High Dynamic Range ou HDR). Já o componente interativo da TV 3.0 exigirá conexão com a internet.

As interações irão variar de acordo com o provedor de conteúdo, mas será possível, por exemplo, acessar e responder enquetes, escolher entre diferentes câmeras em um reality show ou jogos de futebol, além de realizar compras online dos itens apresentados na tela.

A TV 3.0 também poderá disponibilizar serviços e políticas públicas para a população, principalmente de baixa renda, como programas de saúde e educação. O Ministério das Comunicações também afirma que será possível personalizar os temas e as propagandas disponíveis nos canais.

Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados no final de 2023, mostram que 91,5% das residências brasileiras, cerca de 68,9 milhões, utilizavam a internet em 2022. Contudo, 6,4 milhões de casas ao redor do país não têm acesso à rede.

Fonte: R7

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp