Trocar as rodas do carro pode influenciar o desempenho do veículo

Deve-se ter prudência na hora de escolher aros muito maiores que o tamanho recomendado para a estrutura do automóvel

30/09/2015 21h39
Trocar as rodas do carro pode influenciar o desempenho do veículo
A8SE

Trocar as rodas do carro virou hábito constante entre aqueles que procuram personalizar a estética do veículo. Mas, deve-se ter prudência na hora de escolher aros muito maiores que o tamanho recomendado para a estrutura do automóvel.  

 

De acordo com o proprietário de uma loja de rodas, Genival Dantas, essa substituição pode prejudicar o desempenho do carro e até influenciar na segurança dos passageiros.  

 

"Não é recomendável porque muda a estrutura do carro. Isso vai acabar forçando certas peças do  veículo. O pneu fica mais pesado e danifica a suspensão. No que danifica a suspensão, o carro fica desalinhado e perde a instabilidade, e isso é perigoso, porque pode ser que em uma curva um acidente venha a acontecer", observa.

 

Segundo ele, rodas com aro 17 são as mais procuradas pelo público. Mas explica que muitos realizam a troca sem saber as condições ideais para o tipo do carro.

 

 "A maioria das pessoas só troca a roda por estética, para deixar mais esportivo, mais com a cara do dono. Mas existe um limite no tamanho dela, para cada modelo de veículo, para cada porte. Um automóvel que vem com aro 14 de fábrica não vai suportar um aro 17 porque não se encaixa no projeto do carro. O automóvel não foi montado para receber aquela roda", esclarece Genival.

 

O aro das rodas vai do tamanho 13 até o 20 e o preço varia de acordo com o diâmetro de cada um deles. O aro 13 custa em média  R$ 1 mil , já o 20 chega a custar até 5 mil reais. As marcas mais procuradas são a Scorro e TCW.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp