Tintas: qual a diferença entre elas?
Aprenda as funções de cada tinta

Como profissional da arquitetura, as pessoas frequentemente me perguntam: Tíffany, qual a diferença entre as tintas para construções?
Bom, no mercado existem diversos tipos de tintas para construção. O local onde a tinta será aplicada é primordial para que a escolha seja feita corretamente. Optar pela tinta adequada facilita a aplicação e garante durabilidade e acabamento. O uso para áreas internas ou externas e o profissional especializado (mão-de-obra) também são fundamentais para que o serviço acabe com qualidade.
As novidades no mercado não param de chegar. Antimofo, antiumidade, sem cheiro e antibactérias são opções de tintas que agradam os clientes, pela funcionalidade e secagem rápida.
Bom, mas como escolher a tinta ideal? O Arquitetar de hoje fala sobre as opções de tintas existentes no mercado. Acrílica, Látex PVA, Epóxi e Esmalte: Cada uma delas com indicações e restrições de uso. Lembre sempre de tirar todas as dúvidas com um arquiteto ou profissional adequado antes de comprar as tintas. Vamos ao que interessa!
Tinta Acrílica
A tinta acrílica é ideal para áreas externas. Mas, também pode ser aplicada em áreas internas. Solúvel em água, o principal elemento de sua composição é a resina acrílica. Possui acabamento, acetinado, semi-brilho ou fosco, é impermeável e resistente à umidade. Portanto, a limpeza pode ser mais pesada. São frequentemente usadas para pintura de banheiros e cozinhas.
Tinta Látex PVA
Indicada para ambientes internos, a látex PVA é solúvel em água, possui secagem rápida e proporciona um toque aveludado devido ao acabamento fosco. A limpeza de paredes com aplicação de látex PVA não deve ser constante, quando necessária deve ser feita com pano úmido. Não é recomendada para ambientes externos.
Epóxi
São impermeáveis, resistentes ao atrito, umidade e produtos químicos. Perfeitas para aplicação em azulejos, banheiros e pisos. Solúveis em água ou solvente, tintas epóxi são mais fáceis de limpar. Recomenda-se que seja aplicada por mão de obra qualificada para evitar falhas na aplicação e desperdício.
Esmalte
Com acabamentos nas versões fosco, alto brilho ou acetinado, o esmalte é indicado para metais e madeiras: rodapés, portas, janelas, corrimãos, grades e outros. Solúvel a base de solvente ou água, é impermeável e apresenta alta resistência e durabilidade.
Depois de dúvidas tiradas, o próximo passo é pesquisar preços e agora que você já sabe a diferença entre os vários tipos de tintas, escolha a cor que combine com sua casa e sua personalidade e Mãos à Obra!
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
13 horas, 1 minuto SUS passará a oferecer Implante Contraceptivo Hormonal; Saiba quais contraceptivos já estão disponíveis
-
14 horas, 4 minutos Saiba como funcionará o plano para devolução de descontos indevidos no INSS
-
16 horas, 40 minutos Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena