Tintas: qual a diferença entre elas?

Aprenda as funções de cada tinta

30/09/2015 21h40
Tintas: qual a diferença entre elas?

Como profissional da arquitetura, as pessoas frequentemente me perguntam: Tíffany, qual a diferença entre as tintas para construções?
 

Bom, no mercado existem diversos tipos de tintas para construção. O local onde a tinta será aplicada é primordial para que a escolha seja feita corretamente. Optar pela tinta adequada facilita a aplicação e garante durabilidade e acabamento. O uso para áreas internas ou externas e o profissional especializado (mão-de-obra) também são fundamentais para que o serviço acabe com qualidade.


As novidades no mercado não param de chegar. Antimofo, antiumidade, sem cheiro e antibactérias são opções de tintas que agradam os clientes, pela funcionalidade e secagem rápida.


Bom, mas como escolher a tinta ideal? O Arquitetar de hoje fala sobre as opções de tintas existentes no mercado. Acrílica, Látex PVA, Epóxi e Esmalte: Cada uma delas com indicações e restrições de uso. Lembre sempre de tirar todas as dúvidas com um arquiteto ou profissional adequado antes de comprar as tintas. Vamos ao que interessa!

 

Tinta Acrílica


A tinta acrílica é ideal para áreas externas. Mas, também pode ser aplicada em áreas internas. Solúvel em água, o principal elemento de sua composição é a resina acrílica. Possui acabamento, acetinado, semi-brilho ou fosco, é impermeável e resistente à umidade. Portanto, a limpeza pode ser mais pesada. São frequentemente usadas para pintura de banheiros e cozinhas.


Tinta Látex PVA


Indicada para ambientes internos, a látex PVA é solúvel em água, possui secagem rápida e proporciona um toque aveludado devido ao acabamento fosco. A limpeza de paredes com aplicação de látex PVA não deve ser constante, quando necessária deve ser feita com pano úmido. Não é recomendada para ambientes externos.


Epóxi


São impermeáveis, resistentes ao atrito, umidade e produtos químicos. Perfeitas para aplicação em azulejos, banheiros e pisos. Solúveis em água ou solvente, tintas epóxi são mais fáceis de limpar. Recomenda-se que seja aplicada por mão de obra qualificada para evitar falhas na aplicação e desperdício.


Esmalte


Com acabamentos nas versões fosco, alto brilho ou acetinado, o esmalte é indicado para metais e madeiras: rodapés, portas, janelas, corrimãos, grades e outros. Solúvel a base de solvente ou água, é impermeável e apresenta alta resistência e durabilidade.


Depois de dúvidas tiradas, o próximo passo é pesquisar preços e agora que você já sabe a diferença entre os vários tipos de tintas, escolha a cor que combine com sua casa e sua personalidade e Mãos à Obra!
 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp