Supremo nega liminar que pedia extradição de Battisti
Mérito da ação proposta pela Itália ainda será analisado pelos ministros

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou a liminar pedida pelo governo italiano no mandado de segurança que pretende revogar a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro - que concedeu status de refugiado ao italiano Cesare Battisti, ex-integrante do movimento de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).
A decisão do STF, porém, não é definitiva. O mérito do pedido deverá ser julgado pelo plenário em data ainda não definida. Também em data não marcada os ministros devem analisar a ação em que a defesa de Battisti pede a revogação de sua prisão, a constitucionalidade da lei do refúgio e, ainda, o pedido de extradição feito pela Itália.
O governo de Roma fez o pedido de anulação liminar do refúgio na segunda-feira alegando que a decisão de Tarso prejudicara a Itália por ser "ilegal, abusiva e inconstitucional", além de contrária a tratados internacionais como a Convenção de Genebra.
Relator do processo de extradição de Battisti, o vice-presidente do STF, Cezar Peluso, negou a liminar dizendo que o pedido de extradição ainda não foi julgado e, portanto, não ocorreram prejuízos de nenhuma natureza. "Como o pedido de extradição não foi ainda apreciado e, por conseguinte, nem deferido nem negado, não pende efeito jurídico irreversível, nem capaz de sacrificar eventual direito subjetivo do ora impetrante (governo italiano)", afirmou Peluso. Ele disse que não há previsão de data para o julgamento no qual o plenário decidirá se o processo de extradição deve ser extinto ou não em decorrência da decisão de Tarso.
CONFIANÇA
Tarso disse ontem confiar em que o STF manterá a decisão de conceder refúgio político a Battisti. O refúgio foi autorizado pelo ministro em janeiro. "Acho que o Supremo vai manter, porque há decisões análogas anteriores", afirmou o ministro, que citou o caso do padre colombiano Oliverio Medina, ex-integrante das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que recebeu asilo político em 2007 e, por isso, teve o pedido de extradição arquivado.
Fonte: Estadão
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma a cada seis pessoas vive sozinha

Período sazonal intensifica síndromes gripais e preocupa autoridades de saúde em Sergipe

Direto de Brasília 04/07/25

Depois de 5 meses em tratamento veterinário intensivo, uma tartaruga marinha foi devolvida ao mar

Agência reguladora dos EUA acaba de aprovar o primeiro medicamento para tratar a depressão pós-parto
Mais acessadas
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
Duplicação e requalificação da ponte sobre o Rio do Sal é anunciada
Nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está valendo; Saiba quem tem direito
Prouni 2025: Incrições encerram nesta sexta-feira (4)
Vistoria descarta riscos iminentes em ponte de Pirambu
Mais notícias
-
9 horas, 54 minutos Nova Tarifa Social de Energia Elétrica já está valendo; Saiba quem tem direito
-
13 horas, 2 minutos Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6,5 milhões
-
2 dias, 8 horas SUS passará a oferecer Implante Contraceptivo Hormonal; Saiba quais contraceptivos já estão disponíveis