Super Lua: eclipse lunar poderá ser acompanhado em todo o Brasil nesta terça (17)

Fenômeno começa às 21h41, mas chegará ao seu máximo por volta das 23h44

Por Redação Portal A8SE e R7 17/09/2024 07h40
Super Lua: eclipse lunar poderá ser acompanhado em todo o Brasil nesta terça (17)
Reprodução: Foto/ Redes Sociais

Entre a noite desta terça-feira (17) e a madrugada desta quarta-feira (18), os brasileiros poderão assistir a um eclipse parcial da Lua.

De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, o fenômeno está previsto para começar às 21h41, mas chegará ao seu máximo por volta das 23h44. O evento, que pode ser visto do Brasil inteiro, ocorre devido ao alinhamento entre Sol, Terra e Lua.

No momento máximo do eclipse, somente 3,5% da área total da Lua estará escura. Segundo a gestora da Divisão de Comunicação e Popularização da Ciência do Observatório Nacional, Josina Nascimento, este é o segundo eclipse lunar deste ano. “Os eclipses da Lua podem ocorrem com frequência de duas vezes por ano”, disse.

Não será necessário nenhum equipamento especial para observar o eclipse. O evento astronômico também será transmitido no canal do Observatório Nacional.

Josina explica, ainda, que diferente do eclipse do Sol, quem for acompanhar o fenômeno lunar verá a Lua eclipsada. Ou seja, a condição para ver qualquer eclipse da Lua é que ela esteja acima do horizonte no local onde a pessoa está e também que a Lua não esteja encoberta por nuvens.

Devido às queimadas que atingem o Brasil, moradores de algumas regiões podem não conseguir total visualização do fenômeno. Apenas entre os dias 1º a 15 de setembro, o Brasil registrou 1.783 focos de incêndio, uma média de 118 por dia, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp