STF decide manter cassação de Valdevan Noventa

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (10), por três votos a dois, manter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado federal Valdevan Noventa (PL-SE). Assim, foi derrubada a decisão liminar do ministro Nunes Marques que havia devolvido o mandato ao deputado. Márcio Macêdo (PT-SE) deve retornar ao cargo.
Valdevan é investigado por abuso de poder econômico. Após determinar a cassação, o TSE determinou a recontagem dos votos para a cadeira na Câmara dos Deputados.
Ao levar o caso para julgamento, Nunes Marques reafirmou sua posição sobre a questão e afirmou que o TSE mudou sua jurisprudência sobre a anulação dos votos de candidatos eleitos que forem cassados.
O entendimento foi acompanhado pelo ministro André Mendonça. "Demonstra-se absolutamente incontestável que se operou na espécie uma alteração jurisprudencial, assim como que essa foi aplicada de forma retroativa, em detrimento de expressa previsão em resolução do TSE", afirmou Mendonça.
Prevaleceu no julgamento o voto divergente do ministro Edson Fachin, que não referendou a decisão de Nunes Marques. Para o ministro, a liminar não poderia ser concedida pelo STF antes da análise de recurso próprio contra decisão do TSE.
Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski também não aceitaram a liminar. A votação ocorreu de forma virtual, na qual os ministros inserem os votos no sistema do Supremo.
Procuramos a assessoria de comunicação de Valdevan, que preferiu não se pronunciar sobre a decisão.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Polícia Civil realiza operação contra furtos e apreende suspeitos em Tobias Barreto

Polícia Civil divulga imagem de foragido por tentativa de feminicídio em Porto da Folha

Homem é resgatado após sequestro na divisa entre BA e SE

Moto de policial é furtada no Marcos Freire em Socorro

Investigado por tentativa de homicídio considerado extremamente perigoso tem imagem divulgada
Mais acessadas
Sergas anuncia redução nas tarifas de gás natural a partir desta sexta-feira (1º)
Feira de Flores de Holambra chega à Praça Fausto Cardoso em Aracaju
Lançamento do livro “Pedro, o Menino do Coração Nordestino” acontece no Centro Cultural de Aracaju
Show de "Os Correas" realiza tributo a jovem guarda no Teatro Tobias Barreto
Confira novas vagas de emprego divulgadas pela Fundat nesta quinta-feira (31)
Mais notícias
-
1 dia, 2 horas Alexandre de Moraes é sancionado pelos EUA por supostas violações de direitos humanos
-
2 dias, 8 horas Prêmio acumulado em R$ 51 milhões é sorteado na Mega-Sena
-
3 dias, 1 hora INSS afasta servidores por suspeita de envolvimento nos descontos indevidos dos aposentados e pensionistas