Sergipe não concorda com sugestão da fórmula apresentada pelo Confiança
O presidente do Sergipe, advogado Genisson Silva, manifestou-se contrário, nesta segunda-feira (1º), à fórmula de disputa do Campeonato Sergipano de 2013, sugerida pelo Confiança. Para o dirigente colorado, a sugestão do time proletário é excludente e cria privilégio inédito.
"Mesmo eu tendo a boa vontade para compreender a fórmula encontrada do presidente do Confiança, Luiz Roberto, é visível que se for aprovada haverá exclusão porque ficariam dois clubes sem a possibilidade do rebaixamento (Confiança e Itabaiana, que estarão disputando a Copa do Nordeste). E isto não existe nem nos campeonatos estaduais e nem nos internacionais", observa o presidente do Sergipe.
Genisson Silva chama atenção ao fato de que os clubes que se classificarão para a competição de 2013 têm o direito de encarar todos os times do Estadual e não podem ter a possibilidade de serem rebaixados sem enfrentar todos os clubes. "Se dois clubes forem eliminados na primeira fase não teriam a oportunidade de jogar nem com o campeão (Itabaiana) e nem com o vice (Confiança)", pontua.
Outro fator que não pode ser descartado, segundo o advogado e dirigente, é o privilégio de dois times em não poder ser rebaixado, que contraria o Estatuto do Torcedor e as regras das competições nacionais que rezam que toda competição deve obedecer o acesso e decesso. "Como uma competição com 10 clubes, dois podem ter o privilégio de não ser rebaixados?", questiona.
Desprezível
Para ilustrar que a fórmula excludente e com privilégio inédito não faz sentido, o presidente Genisson faz comparação com o Campeonato Brasileiro. O campeão, que vai para a Libertadores no próximo ano, pode ser rebaixado um ano após ser campeão. "Nem, por isso, o atual campeão Corinthians quis inventar uma regra nova", diz Genisson Silva. "O Sergipe acredita que essas vantagens desequilibram a competição porque dá tratamento excessivamente privilegiado ao campeão e vice".
Fórmula sugerida
O Sergipe entende que deve haver uma discussão ampla e equilibrada entre os clubes para que se evite qualquer tipo de exclusão e prejuízo, sem a devida compensação. Com esse pensamento, o time colorado apresenta uma proposta de fórmula do Estadual com três fases.
Na primeira, os dois primeiros colocados estão classificados para o quadrangular final, que é a terceira fase. Na segunda fase, os outros dois primeiros entrariam no quadrangular. Na fase final, o campeão tem vaga assegurada para a Série D e Copa do Brasil, o vice-campeão e o terceiro colocado teriam vaga para a Copa do Nordeste e o quarto colocado para a Copa do Brasil 2014.
"A ideia é que os quatro primeiros colocados sejam beneficiados, ampliando assim a valorização dos times locais", completa o presidente do Sergipe.
Fonte: Club Sportivo Sergipe
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Teto de paróquia desaba no bairro Jardim Centenário, em Aracaju
Pescadora de Laranjeiras pede ajuda para fazer cirurgia na cachorra de estimação que está com câncer
Foragido da justiça do Distrito Federal é preso em Aracaju
Homem com suspeita de intoxicação por metanol está internado no Huse