Saúde

Sergipe amplia faixa etária de imunossuprimidos masculinos na vacinação contra HPV

Imunizante protege da infecção sexualmente transmissível causadora de diversos tipos de câncer.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 07/07/2022 06h58
Sergipe amplia faixa etária de imunossuprimidos masculinos na vacinação contra HPV
Foto: SES/SE

A campanha de vacinação contra Papilomavirus Humano (HPV) ampliou a faixa etária da população masculina imunossuprimida. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde e segue uma recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dessa forma, o público-alvo passa a contemplar pessoas com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 45 anos de idade. A imunização protege da infecção sexualmente transmissível, que causa diversos tipos de câncer, entre eles, o de colo uterino, vulva, vagina, ânus, orofaringe e pênis.

Em Sergipe, a vacina HPV quadrivalente está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). O órgão também oferta imunizante contra os HPV 6, 11, 16, 18 para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas imunossuprimidas na faixa etária de 9 a 45 anos para mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 9 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo HPV no país. Cerca de 700 mil casos novos da infecção devem surgir a cada ano.