Sergipe amplia faixa etária de imunossuprimidos masculinos na vacinação contra HPV

Imunizante protege da infecção sexualmente transmissível causadora de diversos tipos de câncer.

Por Carolina de Morais, Portal A8SE 07/07/2022 06h58
Sergipe amplia faixa etária de imunossuprimidos masculinos na vacinação contra HPV
Foto: SES/SE

A campanha de vacinação contra Papilomavirus Humano (HPV) ampliou a faixa etária da população masculina imunossuprimida. A medida foi tomada pelo Ministério da Saúde e segue uma recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Dessa forma, o público-alvo passa a contemplar pessoas com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos de 9 a 45 anos de idade. A imunização protege da infecção sexualmente transmissível, que causa diversos tipos de câncer, entre eles, o de colo uterino, vulva, vagina, ânus, orofaringe e pênis.

Em Sergipe, a vacina HPV quadrivalente está disponível no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE). O órgão também oferta imunizante contra os HPV 6, 11, 16, 18 para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas imunossuprimidas na faixa etária de 9 a 45 anos para mulheres.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 9 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo HPV no país. Cerca de 700 mil casos novos da infecção devem surgir a cada ano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp