'Rompimento foi local', afirma prefeito de Maceió sobre mina da Braskem
Segundo a Defesa Civil Municipal, a região foi desocupada há alguns dias

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), afirmou que o rompimento da mina número 18 da Braskem, no bairro Mutange, "foi concentrado e local". A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na noite deste domingo (10).
"Nós sobrevoamos e vimos ali uma movimentação, um fluxo de lama naquela região da mina 18 [...] As pessoas que estão morando nessas comunidades e em outras áreas podem ficar tranquilas. Não há nenhum estudo nosso que aponte esse fenômeno para um colapso dessa magnitude", disse o gestor municipal.
Nesta tarde, Caldas sobrevoou a área com o presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, o senador Rodrigo Cunha, o secretário municipal de Comunicação e o coordenador da Defesa Civil.
O prefeito de Maceió também informou que montou um gabinete de crise com mais de 300 servidores. Mais 2 mil funcionários estão em alerta para o caso de ser necessário acioná-los.
Rompimento da mina
Neste domingo, a mina 18 da Braskem sofreu um rompimento, às 13h15, no trecho da lagoa próxima ao bairro de Mutange.
Em boletim divulgado às 9h, a Defesa Civil municipal informou que o local manteve o ritmo de afundamento nas últimas 12 horas, com a velocidade da erosão caindo de 0,54 cm para 0,52 cm por hora.
Nas últimas 24 horas, o deslocamento vertical de terra foi de mais 12,5 cm. Desde o início da crise na mina 18, o chão já afundou 2,35 m, segundo a Defesa Civil.
O Ministério Público Federal também declarou que exigirá o cumprimento das cláusulas dos acordos que obrigam a Braskem a adotar providências específicas, como a contratação de empresa especializada para realizar um diagnóstico ambiental e plano ambiental para mitigar, compensar e reparar eventuais danos ambientais provocados pelo evento.
Veja nota da Braskem na íntegra:
Às 13h15 deste domingo, câmeras que monitoram o entorno da cavidade 18 registraram movimento atípico de água na lagoa Mundaú, no trecho sobre essa cavidade. Toda a área, que vem sendo monitorada nos últimos dias, já estava isolada. Movimento semelhante ocorreu por volta das 13h45. O sistema de monitoramento de solo captou a movimentação por meio de DGPS instalados na região. As autoridades foram imediatamente comunicadas, e a Braskem segue colaborando com elas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
11 horas, 22 minutos SUS passará a oferecer Implante Contraceptivo Hormonal; Saiba quais contraceptivos já estão disponíveis
-
12 horas, 25 minutos Saiba como funcionará o plano para devolução de descontos indevidos no INSS
-
15 horas, 2 minutos Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena