O ministro Edison Lobão quer que o Relatório de Análise de Perturbação (RAP) sobre as causas do apagão da última sexta-feira (4), que atingiu oito estados da Região Nordeste, seja concluído ainda esta semana pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo nota divulgada hoje (9) pelo Ministério de Minas e Energia, o documento vai incluir os resultados das análises e as recomendações para aprimorar os procedimentos de segurança, inclusive quanto ao tempo de restabelecimento do sistema.
Lobão também recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que faça uma fiscalização extraordinária nas principais subestações do Sistema Interligado Nacional, principalmente para aferir a funcionalidade dos sistemas de proteção.
A nota do ministério reafirma que o apagão teve origem em uma falha do sistema de proteção da Subestação Luiz Gonzaga, em Pernambuco, que ocasionou o desligamento imediato de todas as linhas de transmissão conectadas a essa subestação. Além disso, segundo a nota, no momento em que aconteceu essa falha havia uma linha de transmissão desligada em caráter de urgência, para manutenção.
"Na sequência, desligaram-se automaticamente as linhas de interligação dos sistemas Norte e Sudeste, que levam energia ao Nordeste, isolando o sistema da Região Nordeste do restante do Sistema Interligado Nacional. Em consequência, houve desequilíbrio no sistema elétrico e o desligamento de energia nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará", diz o comunicado.
O ministério também ressaltou que a equipe técnica enviada ao local constatou que o plano de manutenção da subestação estava rigorosamente em dia e que o equipamento de proteção no qual se originou a perturbação havia sido inspecionado em outubro de 2010.
Fonte:Agencia Brasil
Últimas notícias + notícias

Sergipe tem carreata pelo impeachment de Bolsonaro

Motorista embriagado colide em mureta de ponte em Propriá

Polícia Civil apreende drogas em residência de companheira de presidiário, em Carmópolis

Distribuição da vacina da Oxford vinda da Índia começa neste final de semana

Sergipe registra 812 novos casos de Covid-19 e mais 13 óbitos
