Receita paga segunto lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira

Valores serão depositados diretamente na conta bancária informada ao fim da declaração.

Por Redação do Portal A8SE e R7 30/06/2022 05h59
Receita paga segunto lote de restituição do Imposto de Renda nesta quinta-feira
Consulta ao lote de restituição está disponível no site da Receita

Nesta quinta-feira (30), mais de 4,2 milhões de contribuintes recebem valores liberados pelo segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O montante pago soma R$ 6,3 bilhões, de acordo com a Receita Federal.

Nessa segunda etapa de pagamentos, serão beneficiados todos aqueles que entregaram a declaração até o dia 19 de março. O montante será creditado diretamente na conta bancária informada na declaração, com um acréscimo de 1% em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento, referente à variação mensal da taxa Selic.

CLIQUE AQUI PARA SABER SE VOCÊ ESTÁ NO 2º LOTE DE RESTITUIÇÃO

Ainda segundo a Receita, o lote atual contempla 2,7 milhões de contribuintes membros dos grupos que têm prioridade no recebimento, como idosos, deficientes e profissionais com principal fonte de renda no magistério.

O primeiro lote de restituição foi pago no dia 31 de maio. Quem não receber os valores neste mês ainda poderá ser beneficiado nos dias 29 de julho, 31 de agosto ou 30 de setembro. As liberações seguem a ordem da data de entrega da declaração. Caso não apareça em nenhuma das listas, o contribuinte encontra-se com a declaração presa na malha fina.

Como consultar?

Além de conferirem na página na internet, os contribuintes também podem saber se estão no segundo lote de restituição acessando o aplicativo do Fisco disponível para os sistemas Android e iOS. Nos sistemas, o contribuinte descobre se a sua restituição foi liberada, se ainda está sendo processada ou se existem pendências que impedem a restituição. Nesse caso, as correções podem ser feitas por meio de uma declaração retificadora.

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração. Após ser depositada, a restituição ficará disponível no banco durante o período de ano. Se o contribuinte não fizer o saque no prazo, deverá solicitar o montante por meio do Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no eCAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor a ser restituído não apareça na conta bancária, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp