Receita Federal libera consulta ao lote de malha fina de outubro

Cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco poderão consultar

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 24/10/2024 16h08
Receita Federal libera consulta ao lote de malha fina de outubro
Foto: Adriana Toffeti/Ato Press/Estadão

A Receita Federal liberou a consulta ao lote da malha fina de outubro, nesta quinta-feira (23), para cerca de 264 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. Destes, 11 mil são do Rio Grande do Sul, que foi incluído na lista de prioridades devido às enchentes que atingiram o estado.

Ao todo, serão pagos R$ 700 milhões, com 53% do valor destinado a contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores, além daqueles que informaram a chave Pix na declaração do Imposto de Renda.

O pagamento das restituições ocorrerá em 31 de outubro, e os valores serão depositados nas contas ou chaves Pix informadas. Caso o contribuinte não esteja na lista, ele pode consultar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar pendências e retificar a declaração, aguardando os próximos lotes.

Se o depósito não for efetuado por motivo de conta desativada, os valores ficarão disponíveis no Banco do Brasil por até um ano. Após esse período, o resgate da restituição deverá ser solicitado por meio do Portal e-CAC. No portal, é necessário acessar a seção "Declarações e Demonstrativos" e seguir as instruções para solicitar a restituição não resgatada.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp