Receita anuncia nova versão de aplicativo do Carnê-Leão
O programa ficará disponível na loja de aplicativo Google Play para tablets e smartphones, com sistema operacional Android e AppStore para equipamentos que usem o sistema operacional iOS da Apple.
A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (6) a aprovação da nova versão do aplicativo para smartphones e tablets do Carnê-Leão. Com a ferramenta, os dados apurados pelo programa podem ser armazenados e transferidos para a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício 2016, ano-calendário 2015. O aplicativo vai auxiliar também profissionais liberais a identificar, por meio do número no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), cada usuário de seus serviços.
A Instrução Normativa, publicada no Diário Oficial da União, indica que o programa poderá ser usado ainda pela pessoa física residente no Brasil, que tenha recebido rendimentos de outra pessoa física ou de fonte situada no exterior.
O programa ficará disponível na loja de aplicativo Google Play para tablets e smartphones, com sistema operacional Android e AppStore para equipamentos que usem o sistema operacional iOS da Apple.O aplicativo registra fatos geradores ocorridos no período de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2015. No preenchimento, os contribuintes deverão identificar os titulares do pagamento de cada um dos serviços pelo número de inscrição no CPF.
Em dezembro, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa 1.531, que obriga as pessoa física nas ocupações de médico, odontólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, advogado, psicólogo e psicanalista a identificar o CPF dos titulares do pagamento de cada um dos serviços. Essa informação será obrigatória no preenchimento da declaração de rendimentos das pessoas físicas em 2016.
“[A finalidade é] evitar a retenção em malha [fina] de milhares de pessoas que preenchem a declaração de forma correta e que pelo fato de terem efetuado pagamentos de valores significativos a pessoas físicas podem precisar apresentar documentos comprobatórios à Receita Federal. A medida equipara os profissionais liberais às pessoas jurídicas da área de saúde que hoje estão obrigadas a apresentar a Demed [Declaração de Serviços Médicos e de Saúde]”, informa a Receita.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Com o fim da taxação dos Estados Unidos produtores podem voltar a competir com mais força no mercado
Confira os destaques policiais do estado nesta quarta-feira (26)
Segurados do estado que fazem aniversário em novembro tem até o dia 30 para realizar a prova de vida
Polícia Civil desarticula organização criminosa ligada ao tráfico e drogas na grande Aracaju
Confira os destaques da rádio Nova Brasil Fm nesta quarta-feira (26)
Mais acessadas
Inflação prévia de novembro fica em 0,20% e IPCA-15 atinge meta após 10 meses
Guarda Municipal intensifica combate a ligações clandestinas de fiação no Centro de Aracaju
Homem é encontrado morto dentro de restaurante na zona sul de Aracaju
Sergipe se prepara para mais uma edição histórica do 'Ironman 70.3'
Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF
Mais notícias
-
3 horas, 9 minutos Inflação prévia de novembro fica em 0,20% e IPCA-15 atinge meta após 10 meses
-
3 horas, 26 minutos Lula sanciona nova faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil
-
21 horas, 26 minutos Moraes decide que Bolsonaro continuará preso na superintendência da PF