Economia

Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda com correção de 1%; veja calendário de pagamento

Segundo lote contempla 4,2 milhões de contribuintes e será pago na próxima semana.

Por Redação do Portal A8SE e R7 23/06/2022 06h26
Receita abre consulta a restituição do Imposto de Renda com correção de 1%; veja calendário de pagamento
Foto: Adriana Toffeti/Ato Press/Estadão

A Receita Federal irá liberar a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 (IRPF) nesta quinta-feira (23), a partir das 10h. Esse lote atende também restituições residuais de exercícios anteriores.

Os pagamentos, no valor total de R$ 6,3 bilhões, serão depositados para 4.250.448 contribuintes na próxima quinta-feira (30). As pessoas contempladas receberão a restituição com acréscimo de 1% em relação ao valor indicado no momento da entrega do documento, referente à variação mensal da taxa Selic.

Quem não receber neste mês ainda poderá ser beneficiado no dia 29 de julho, 31 de agosto ou 30 de setembro

Veja como consultar a restituição

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, "Consultar a Restituição".

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no eCAC.

Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte poderá retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Pagamento da restituição

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo portal do Banco do Brasil ou ligando para a central de relacionamento do banco pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

Calendário de pagamento

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, entre maio e setembro. Veja as datas:

  • 1º lote: 31 de maio (já pago)
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Beneficiados

Do total de beneficiados deste lote, os grupos que têm prioridade no recebimento são 87.401 idosos acima de 80 anos, 675.495 contribuintes entre 60 e 79 anos, 48.913 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 661.831 que têm o magistério como a maior fonte de renda.

Além desses, vão receber ainda outros 2.776.808 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de março.