Queda do desmatamento decorre das medidas do governo e não da crise, diz Minc
A partir de fevereiro, o Ibama vai utilizar um satélite japonês que, além de permitir a detecção do desmatamento através das nuvens, permitirá uma atuação em tempo real.

Ministro Carlos Minc (FotoAgênciaBrasil)
O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou nesta sexta-feira (23) que, ao contrário do que algumas pesquisas vêm apontando, o desmatamento da Amazônia teve uma redução expressiva, 82% no acumulado entre agosto e dezembro de 2008, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), devido às ações do governo, e não em decorrência da crise financeira internacional.
"É injusto atribuir toda a queda do desmatamento de junho para cá a uma crise que começou em outubro e só terá reflexos em abril. A razão principal da queda do desmatamento foi a intensificação das ações da Polícia Federal (PF); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e a entrada em vigor, desde julho, do decreto do Conselho Monetário Nacional, que cortou o crédito para quem tivesse ilegal do ponto de vista fundiário e ambiental", disse o ministro.
Segundo ele, os embargos e leilões de boi e madeira pirata e o uso de portais de controle dos entroncamentos da BR 163 e da 364 também ajudaram a alcançar o resultado. "Em breve teremos mais seis portais para tornar ainda mais eficiente o combate ao desmatamento", completou.
Minc informou que o desmatamento tem aumentado nas áreas pequenas, fazendo com que a PF e o Ibama passem a atuar com equipes menores e com mais mobilidade para cobrir mais áreas. A partir de fevereiro, o Ibama vai utilizar um satélite japonês que, além de permitir a detecção do desmatamento através das nuvens, permitirá uma atuação em tempo real.
Fonte: Agência Brasil
Últimas notícias + notícias

Trecho da BR-101 é liberado após interdição de manifestantes em Sergipe

Obra inacabada causa transtorno aos moradores de Nossa Senhora do Socorro

Bombas de combustíveis com irregularidades são interditadas na Zona Central de Aracaju

Prefeitura de Nossa Senhora das Dores abre concurso com mais de 200 vagas e salários de até R$ 8 mil

Sheyla Galba recebe Título de Cidadã Sergipana na Assembleia Legislativa
