Queda do desmatamento decorre das medidas do governo e não da crise, diz Minc

A partir de fevereiro, o Ibama vai utilizar um satélite japonês que, além de permitir a detecção do desmatamento através das nuvens, permitirá uma atuação em tempo real.

30/09/2015 19h01
Queda do desmatamento decorre das medidas do governo e não da crise, diz Minc
A8SE

Ministro Carlos Minc (FotoAgênciaBrasil)

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, declarou nesta sexta-feira (23) que, ao contrário do que algumas pesquisas vêm apontando, o desmatamento da Amazônia teve uma redução expressiva, 82% no acumulado entre agosto e dezembro de 2008, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), devido às ações do governo, e não em decorrência da crise financeira internacional.

"É injusto atribuir toda a queda do desmatamento de junho para cá a uma crise que começou em outubro e só terá reflexos em abril. A razão principal da queda do desmatamento foi a intensificação das ações da Polícia Federal (PF); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e a entrada em vigor, desde julho, do decreto do Conselho Monetário Nacional, que cortou o crédito para quem tivesse ilegal do ponto de vista fundiário e ambiental", disse o ministro.

Segundo ele, os embargos e leilões de boi e madeira pirata e o uso de portais de controle dos entroncamentos da BR 163 e da 364 também ajudaram a alcançar o resultado. "Em breve teremos mais seis portais para tornar ainda mais eficiente o combate ao desmatamento", completou.

Minc informou que o desmatamento tem aumentado nas áreas pequenas, fazendo com que a PF e o Ibama passem a atuar com equipes menores e com mais mobilidade para cobrir mais áreas. A partir de fevereiro, o Ibama vai utilizar um satélite japonês que, além de permitir a detecção do desmatamento através das nuvens, permitirá uma atuação em tempo real.

Fonte: Agência Brasil

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: