Educação

Professor dá dicas para o segundo dia de prova do Enem que acontece neste domingo (20)

A principal recomendação é focar nos assuntos mais recorrentes

Por redação Portal A8SE e Agência Brasil 17/11/2022 15h50
Professor dá dicas para o segundo dia de prova do Enem que acontece neste domingo (20)
DRAGANA_GORDIC/FREEPIK

No próximo domingo (20), acontece o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que os estudantes responderão às questões de matemática e de ciências da natureza. Ao todo, serão 90 questões objetivas das matérias de química, física e biologia.

Às vésperas do último dia de prova, o professor e gerente do SAS Plataforma de Educação, Idelfranio Moreira, recomenda focar na revisão, especialmente dos conteúdos frequentes. "Não adianta focar nos conteúdos mais difíceis ou estudar o que nunca caiu. É estudar matemática básica, estudar mecânica, eletricidade e estudar química geral. E, em biologia, conteúdos como meio ambiente, fisiologia", aconselha Idelfranio.

Ainda, o professor explica que é importante que o estudante acerte principalmente as questões mais fáceis, por causa do sistema de correção do Enem, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Caso acerte apenas as difíceis e erre as fáceis, o sistema entende que o aluno pode ter chutado e ele ganha menos pontos pelas questões mais complexas.

Informações importantes:

O local de prova de cada candidato pode ser consultado na página do participante, no site do Inep.

No dia do Enem, é preciso levar um documento de identificação oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. O uso da máscara é opcional.

Os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham às 13h. A prova começa a ser realizada pontualmente às 13:30h e vai até às 18:30h. Lembrando que o horário de referência é o de Brasília.

O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição. Lanches leves e água também são permitidos.

Durante a prova, não é permitido portar qualquer aparelho eletrônico. Os celulares devem ser desligados e mesmo que dentro do envelope, lacrado, o aparelho emitir qualquer tipo de som, como toque ou alarme, o participante será eliminado do exame.