Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições encerra nesta quinta (1)

Aqueles que não justificarem podem ter problemas para emitir documentos oficiais

Por redação Portal A8SE 01/12/2022 14h24
Prazo para justificar ausência no primeiro turno das eleições encerra nesta quinta (1)
Foto: Fernando Frazão

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições gerais, realizadas no dia 2 de outubro, têm até esta quinta-feira (1) para justificar a ausência.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqueles que não justificarem a ausência podem ter problemas para emitir documentos oficiais e, também, ter a participação em concursos públicos negada.

Como justificar

Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente, portanto cada falta deve ser justificada individualmente.

Existem três formas de justificar a ausência às urnas: pelo aplicativo e-Título, pelo Sistema Justifica, ou através de um formulário que deve ser preenchido e entregue em qualquer cartório eleitoral à autoridade judiciária responsável, via postal.

Vale lembrar que quem justificar ausência no primeiro turno nesta quinta (1), também já pode realizar o procedimento caso tenha faltado ao segundo turno, não sendo necessário aguardar o fim do prazo.

Além de apresentar o motivo da falta, é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que será analisada por um juiz eleitoral, que irá aceitar ou não.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp