Pix Saque e Troco estão disponíveis a partir de hoje; veja como funciona

A ferramenta permite o saque de dinheiro em estabelecimentos comerciais.

Por Redação do Portal A8SE 29/11/2021 12h16
Pix Saque e Troco estão disponíveis a partir de hoje; veja como funciona
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Duas novas modalidades do Sistema de Pagamento Instantâneo (Pix) passam a valer nesta segunda-feira (29) com o serviço de Saque e Troco. Com as funções, os usuários também poderão fazer saques de dinheiro em padarias, lojas de departamento e supermercados, além de caixas eletrônicos.

Segundo o Banco Central (BC), a ferramenta é opcional, cabendo a decisão final aos estabelecimentos comerciais, às empresas proprietárias de redes de autoatendimento e às instituições financeiras. Não haverá cobranças de tarifas para pessoas físicas ou microempreendedoras individuais por parte da instituição detentora da conta de depósitos ou da conta pré-paga para a realização de até oito transações mensais.

O limite máximo das transações será de R$500,00 durante o dia e de R$100,00 no período noturno (das 20h às 6h).

Serviços

  • PIX saque: permite que os clientes de qualquer instituição participante do sistema realizem saque em um dos pontos que oferecem o serviço. Para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um Pix para o agente de saque, em dinâmica similar à de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço.
  • PIX troco: a dinâmica é praticamente idêntica, a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o Pix é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp