Pix é a forma de pagamento mais utilizada pelo brasileiro, diz BC
De acordo com o Banco Central, 76,4% da população usa o Pix para realizar pagamentos
Nesta quarta-feira (4), o Banco Central (BC) divulgou que, após quatro anos do lançamento, o Pix superou as transações com dinheiro em espécie e é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros.
Os dados são da pesquisa “O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro” e, de acordo com o estudo, a ferramenta é usada por 76,4% da população, além de ser aquela utilizada com maior frequência para 46% dos entrevistados. Em 2021, na última edição do levantamento, o Pix havia entrado em operação há poucos meses e já era usado por 46% da população.
Em segundo lugar, no atual levantamento, aparece o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população, sendo o meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.
Já o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) aparece em terceiro lugar na pesquisa, usado por 68,9% da população, sendo o meio mais frequente para 22%. No levantamento de 2021, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.
Em seguida aparece o cartão de crédito, utilizado por 51,6% da população, o mais frequente para 11,5% dos entrevistados. Por outro lado, o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, 42% do total, contra 25,7% de uso de Pix.
A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas entre 28 de maio e 1º de julho, incluindo mil caixas de comércios, em capitais e cidades com mais de 100 mil habitantes. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,1%.
Desdobramento
O estudo mostra que o uso de cédulas e moedas é mais comum entre pessoas de menor renda: 75% entre quem ganha até dois salários mínimos e 69% entre os que recebem entre dois e cinco salários. Com o aumento da renda, o uso de dinheiro em espécie diminui: 59,4% para quem ganha entre cinco e dez salários mínimos e 58,3% para quem recebe acima de dez.
Entre os idosos, o uso do dinheiro físico é um pouco maior: 72,7% das pessoas com 60 anos ou mais o utilizam, enquanto esse percentual é de 68,6% entre jovens de 16 a 24 anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
A chamada autocuratela já está em vigor
Clubes entram na reta final de preparação para a estreia no campeonato sergipano
Conheça o Desportiva Aracaju, time mais novo do futebol sergipano
Especialistas garantem que contemplar a natureza pode ajudar a desconectar dos problemas
Projeto Tamar realiza mais uma soltura de tartarugas na orla da Atalaia
Mais acessadas
UFS convoca alunos de graduação para atualizar cadastro socioeconômico até 25 de janeiro
Marcelo Serrado apresenta o espetáculo “Terapia” no Teatro Atheneu em Aracaju
Dois homens são presos por tráfico de drogas em Estância
Blocos de Carnaval em Aracaju precisam de autorização com 30 dias de antecedência; veja como solicitar
Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados
Mais notícias
-
14 horas, 43 minutos Anvisa proíbe lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
-
15 horas, 26 minutos Lei proíbe descontos associativos no INSS e garante ressarcimento a aposentados
-
1 dia, 19 horas Saque-aniversário do FGTS 2026 começa a ser liberado para trabalhadores nascidos em janeiro