Pesquisa revela: 31% dos Brasileiros com 16 anos ou mais buscam renda extra

As atividades mais comuns realizadas foram serviços gerais, como faxina e manutenção, representando 8% dos casos

Por Redação Portal A8SE e R7 27/08/2024 10h38
Pesquisa revela: 31% dos Brasileiros com 16 anos ou mais buscam renda extra
Reprodução: Foto/ Redes Sociais

Nesta terça-feira (27) , o Instituto Cidades Sustentáveis, revelou que aproximadamente 50 milhões de brasileiros com 16 anos ou mais realizaram atividades extras para complementar sua renda nos últimos 12 meses.

Esse número representa 31% da população nessa faixa etária. O estudo, intitulado "Pesquisa Nacional sobre Desigualdades 2024", indica que a situação de trabalho informal e atividades de complemento de renda permaneceu estável em comparação com o ano anterior, quando 45% da população (76,2 milhões) também precisou buscar "bicos" para equilibrar as contas.

O levantamento detalha que 37% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo (R$ 1.412) recorreram a serviços extras para aumentar a renda. As atividades mais comuns realizadas foram serviços gerais, como faxina e manutenção, representando 8% dos casos.

Outras atividades notáveis incluem trabalhos manuais como bijuterias e artesanatos (4%), produção de alimentos para venda (4%), serviços de beleza (3%) e atuação como motorista ou entregador por aplicativo (3%). A pesquisa, realizada entre 4 e 8 de julho em 129 municípios de todo o Brasil, envolveu 2.000 entrevistas presenciais e domiciliares e tem um nível de confiança de 95%.

O estudo também destacou avanços em outras áreas: 64% dos brasileiros declararam ter melhorado suas condições de moradia e 56% notaram um aumento em sua renda nos últimos cinco anos.

No entanto, 42% afirmaram não ter aprimorado seu grau de instrução nesse período. A melhoria na moradia foi mais observada entre os residentes das regiões Norte e Centro-Oeste (72%) e entre aqueles com renda familiar superior a cinco salários mínimos (72%).

O lançamento da pesquisa será feito hoje à tarde durante um evento na Câmara dos Deputados. A divulgação faz parte de uma série de ações promovidas pelo Pacto Nacional de Combate às Desigualdades, uma rede que inclui organizações da sociedade civil, entidades de classe, associações de prefeitos, parlamentares e centrais sindicais.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp