Pé-de-Meia: entenda como a frequência escolar é calculada para receber o benefício
Histórico do comparecimento pode ser conferido nas escolas
O programa Pé-de-Meia oferece desde março, um incentivo financeiro-educacional criado para ajudar alunos do ensino médio público a permanecerem na escola e concluírem seus estudos.
De acordo com Ministério da Educação (MEC), a parcela paga em um mês é sempre referente à frequência em meses anteriores e leva em conta um cálculo contínuo. Assim, cada estudante pode receber até R$ 9.200, desde que cumpra critérios como ter pelo menos 80% de frequência nas aulas.
Se o aluno tiver uma frequência menor que 80% em algum mês, ele não receberá a parcela referente a esse período. Porém, se nos meses seguintes ele atingir uma média de 80% de assiduidade, poderá receber o incentivo do mês que foi bloqueado.
O estudante pode verificar seu histórico de frequência diretamente na escola. Justificativas de faltas são aceitas, mas é importante que o aluno procure a secretaria da escola ou o responsável pela frequência o mais rápido possível para justificar as faltas.
Isso permite que a escola atualize o registro de frequência e envie a informação para a rede de ensino. Além disso, o aluno deve sempre lembrar de registrar sua presença durante a chamada nas aulas.
Conta para recebimento
Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal em uma conta aberta automaticamente para os estudantes que atendem aos critérios do programa.
Se o aluno for menor de idade, o responsável legal precisa autorizar o uso da conta, sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. Essa autorização pode ser dada pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência da Caixa. Para alunos com 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para usar o valor recebido.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp