Pan-americano será realizado em Aracaju
A capital sergipana vai sediar nos meses de novembro e dezembro deste ano, no ginásio de esportes Constancio Vieira, duas importantes competições de nível internacional promovidas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG).

A capital sergipana vai sediar nos meses de novembro e dezembro deste ano, no ginásio de esportes Constancio Vieira, duas importantes competições de nível internacional promovidas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). Aqui serão disputados o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística Juvenil, entre os dias 24 e 29 de novembro e a etapa final do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica, entre 4 e 6 de dezembro.
Segundo a sergipana Luciene Resende, presidente da CBG, durante esse período, Aracaju se transformará na capital da ginástica. Para consolidar a parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel) e a CBG, o secretário Mauricio Pimentel e a presidente da Confederação se reuniram na manhã desta sexta-feira 5, para definir as atribuições de cada um dos parceiros na realização dos eventos..
O Pan-americano é uma competição de nível mundial e classificatório para a Olimpíada Mundial da Juventude, que será realizada em 2010. O Brasil conquistou o direito de promover a disputa com a desistência da Argentina, que até então estava credenciada a realizar o evento. Dessa forma, a Confederação optou pelo estado de Sergipe para abrigar o campeonato
"Como presidente da CBG lutamos para que sediássemos esse importante evento. É uma competição que vai reunir grandes nomes da ginástica mundial e será uma forma de colocar o estado de Sergipe no circuito internacional desse esporte", defendeu Luciene Resende.
Para a presidente da CBG, o apoio do Governo do Estado foi o pontapé inicial para começar os preparativos para as referidas competições. A parceria foi o canal para a aceleração e definição dos detalhes. "Agradeço à Seel pelo apoio, que nos permitiu viabilizar esse evento. É o primeiro de muito que serão realizados em Aracaju", prometeu Luciene.
O Pan-americano contará com a participação de 15 paises, envolvendo aproximadamente 600 pessoas entre atletas, dirigentes e equipe técnica. Já a etapa final do Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica categoria adulto, que ocorrerá uma semana depois do Pan-americano, contará com atletas das seleções brasileiras masculina e feminina, como Diego Hypólito, Ethiene Cristina e Daniela Hypólito. O evento reunirá a imprensa de todo o país e contará com uma excelente estrutura.
Para o secretário Maurício Pimentel, a vinda dessas competições representa bem o excelente momento pelo qual passa o esporte sergipano. "Será fundamental para o crescimento da ginástica, além de aumentar a visibilidade do nosso estado no cenário esportivo nacional. Sergipe tem grandes atletas nessa modalidade, a exemplo de Larissa Barata, ex-campeão brasileira, que chegou a disputar uma Olimpíada e recentemente a ginasta Rafaela Pedral. Junto à confederação nos esforçaremos para realizarmos o melhor Pan-americano," concluiu Pimentel.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25
