Página falsa usa imagem do Portal R7 para aplicar golpes na internet

Golpistas trocam mensagens oferecendo vantagens para tentar desviar dinheiro das vítimas; anúncio falso foi descoberto em uma rede social

Por R7 27/11/2020 10h45
Página falsa usa imagem do Portal R7 para aplicar golpes na internet

Uma página falsa criada em redes sociais usa o nome e a marca do Portal R7, do Grupo Record, para aplicar golpes e tentar desviar dinheiro das vítimas. As mensagens trocadas entre os golpistas e as vítimas revelam a tentativa de estelionato. A oferta é para participar em uma espécie de loteria inteligente, onde as chances de ganhar dinheiro fácil são maiores.

value.image
golpe usa página do R7

O detetive particular Rômulo Vieira conta como descobriu o anúncio em uma rede social. "Eu recebi uma mensagem de alguém falando que era do R7. Era um link para um jogo de loteria."

Vieira chegou a conversar com os golpistas. Em uma mensagem, ele é pressionado a agir rápido para não perder a oportunidade. "Eles me mandavam mensagens e links o tempo todo. Até boleto para pagar eles mandaram. No boleto não tinha nome nem endereço. Só o código de barras e o valor". Desconfiado, o homem decidiu procurar a Record TV para ter certeza de que não se tratava de um golpe.

O advogado Alneir Maia alerta que as páginas e perfis falsos na internet se multiplicaram nos últimos meses. Os golpistas usam grandes marcas para enganar as vítimas. "Eles usam nomes de empresas conhecidas, com credibilidade, para poder ludibriar a pessoa. O interessante é se certificar de que a oferta realmente está sendo feita por essa grande marca".

A dica, segundo Maia, antes de fechar qualquer negociação pela internet, é ter certeza de que não está lindando com golpistas. Se for comprovado o estelionato, os responsáveis podem ser presos. A pena varia de 1 a 5 anos de prisão. Se a vítima for uma pessoa idosa, a pena pode ser dobrada.

Em nota o Portal R7 informou que “não entra em contato por WhatsApp ou qualquer rede social solicitando pagamentos, códigos ou qualquer confirmação de dados. O portal informa ainda que suas contas oficiais nas redes sociais têm selo de verificação e links nos canais do R7.com e nos sites oficiais dos programas da Record TV”.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp