Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028; entenda

Serviço já teve mais de 1,5 milhão de terminais em todo o país

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 24/01/2026 12h53
Orelhões serão extintos em todo o Brasil até o fim de 2028; entenda
Reprodução/Internet

Os últimos cerca de 30 mil telefones de uso público, conhecidos como orelhões, devem ser desativados até o final de 2028. Criados em 1972, os equipamentos chegaram a somar mais de 1,5 milhão de unidades em todo o país.

A manutenção dos orelhões fazia parte dos contratos de concessão da telefonia fixa, firmados em 1998 e encerrados em dezembro de 2025. Com o fim desses contratos, a adaptação para o regime de autorizações prevê a retirada gradual dos aparelhos.

Na prática, cerca de 9 mil orelhões continuarão em funcionamento em localidades onde não há cobertura mínima de telefonia móvel 4G. A maioria está concentrada no estado de São Paulo, e a localização pode ser consultada no site da Anatel.

Segundo a agência reguladora, as operadoras se comprometeram a manter o serviço de voz nessas áreas até 31 de dezembro de 2028, além de realizar investimentos em infraestrutura, como fibra óptica, expansão da telefonia móvel e conectividade em escolas públicas.

Atualmente, a Oi concentra a maior parte dos orelhões ainda ativos, com 6.707 unidades. Vivo, Claro e Algar devem desligar suas redes ainda este ano, enquanto cerca de 500 aparelhos da Sercomtel seguem em funcionamento no Paraná.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp