Operários da Fé: livro debate sexualidade e política na igreja católica

Para construir a obra foram entrevistados 1.858 padres

Por Redação do Portal A8SE 13/03/2023 14h20
Operários da Fé: livro debate sexualidade e política na igreja católica
Foto: Redes Sociais/ Reprodução

O livro "Operários da Fé", destinado a mostrar os pensamentos do clero sobre celibato, sexualidade e política e expor questões, antes não tratadas, como a saúde mental dos padres brasileiros, é lançado pela Matrix Editora.

O livro é fruto de um estudo realizado pelo pesquisador, sociólogo e padre José Carlos Pereira, que entrevistou 1.858 colegas de clero, entre 2019 a 2021, para entender o perfil e as principais queixas relacionadas à igreja católica.

A proposta da obra é abordar como o cotidiano de muitos sacerdotes de atendimentos a comunidade e a solidão estão relacionados a problemas psicológicos, como o transtorno bipolar, a depressão, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), os distúrbios alimentares, os transtornos de ansiedade, a esquizofrenia, a somatização e a psicopatia.

A partir dos dados coletados na pesquisa, o autor faz um alerta ao índice de casos de suicídio entre as partes do clero.

Outro aspecto tratado no livro é a questão da sexualidade. Nas pesquisas, 94,4% dos entrevistados afirmaram que não possuem dúvidas sobre a sua identidade afetivo-sexual, mas Pereira avalia que o número pode não refletir a realidade. “Desconfio que mais de 50% do clero seja tendencialmente homossexual, mas trata-se de mera suposição, e não há pesquisa confirmando essa conjectura. Ela está baseada em minha convivência de mais de trinta anos com padres e candidatos ao sacerdócio”, explica.

O autor ainda esclarece questões relacionadas à celibato, castidade e a política. Na apuração, 97,1% dos entrevistados disseram que não são filiados a partidos políticos, contra apenas 2,9% que disseram que sim.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp