Obrigatoriedade de máscaras em aviões e aeroportos é retomada nesta sexta-feira (25) no Brasil

A exigência é retomada após mais de três meses de flexibilização

Por redação Portal A8SE 24/11/2022 18h58
Obrigatoriedade de máscaras em aviões e aeroportos é retomada nesta sexta-feira (25) no Brasil
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (25) volta a ser obrigatório o uso de máscara em aviões e aeroportos no Brasil. A decisão foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A exigência é retomada após mais de três meses de flexibilização nestes espaços e acontece depois do aumento do número de casos da covid-19 em todo país. As máscaras não são obrigatórias para crianças menores de três anos, pessoas com transtorno do espectro autista, pessoas com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou quaisquer condições similares que impeçam de fazer o uso adequado do equipamento de proteção.

A Aena Brasil, que administra o Aeroporto de Aracaju, alertou ainda para os tipos de máscaras que serão aceitas e de que forma devem ser usadas.

“As máscaras devem estar bem ajustadas ao rosto, cobrindo nariz, queixo e boca. É possível removê-las para alimentação e hidratação.[...] não serão aceitas máscaras de acrílico ou plástico; máscaras com válvulas de expiração; lenços, bandanas e pedaços de pano similares; protetor facial (face shield) usado isoladamente; nem máscaras de proteção de uso não profissional confeccionadas com apenas uma camada ou que não observem os requisitos previstos na ABNT PR 1002”, esclareceu.

Para auxiliar no combate à doença, além das máscaras, vão ser instituídas outras medidas. “Estão à disposição álcool em gel ao longo de todos os terminais, orientação para uso de máscara, distanciamento social, higienização e desinfecção dos aeroportos. É feito trabalho de conscientização por meio de sinalização e utilização de avisos sonoros em português, inglês e espanhol com orientações para os passageiros”, pontuou.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp