O mês outubro termina mas as prevenções ao câncer de mama precisam continuar
Quando detectado precocemente, o câncer de mama pode ser tratado de forma menos agressiva e com taxas de sucesso satisfatórias

Marcado pela campanha “Outubro Rosa”, que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer do colo de útero, o mês de outubro reforça para os cuidados contínuos durante o ano inteiro.
A ação que contribui para a diminuição da mortalidade devido às doenças, demorou um pouco mais para ser aderida no Brasil. O primeiro sinal de envolvimento por aqui se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco de Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa. Desde então, a temática deslanchou.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o país. A campanha é fundamental para chamar atenção para a necessidade do diagnóstico precoce, o que pode aumentar em 95% a chance de cura no tratamento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.
O câncer de mama deve afetar 66.280 mulheres neste ano, conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA). É o segundo tumor que mais atinge mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Ainda de acordo com o órgão, cerca de oito mil casos serão em pacientes com menos de 40 anos, o que corresponde a mais de 12% do total. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença, pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Detecção precoce do câncer de mama
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais e isto é um fator que contribui consideravelmente para a recuperação total da doença. Para isso, é fundamental que as mulheres sejam estimuladas a conhecer o seu próprio corpo, através, por exemplo, do autoexame das mamas. Ainda segundo o INCA, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além disso, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos. A recomendação brasileira segue a orientação da Organização Mundial da Saúde e de países que adotam o rastreamento mamográfico.
Quando detectado precocemente, o câncer de mama pode ser tratado de forma menos agressiva e com taxas de sucesso satisfatórias. Por isso, o Outubro Rosa alerta para a importância de realizar os exames de forma periódica, além de estimular campanhas que disponibilizam os testes de forma gratuita.
Autoexame das mamas
A palpação é um método que examina o corpo através da ponta dos dedos ou as palmas das mãos. O autoexame é uma destas práticas que ajuda no diagnóstico da doença. Ele não deve substituir a mamografia, que é capaz de detectar o câncer em fases bem mais iniciais.
De acordo com o INCA, a mulher deve ser estimulada a conhecer o que é normal em suas mamas e a perceber alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação ocasionais de suas mamas, em situações do cotidiano.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
11 horas, 30 minutos SUS passará a oferecer Implante Contraceptivo Hormonal; Saiba quais contraceptivos já estão disponíveis
-
12 horas, 32 minutos Saiba como funcionará o plano para devolução de descontos indevidos no INSS
-
15 horas, 9 minutos Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena