Novo Fox traz recursos tecnológicos inovadores no segmento

A linha 2015 do modelo marca a estreia de uma série de novidades

30/09/2015 22h14
Novo Fox traz recursos tecnológicos inovadores no segmento

O Novo Fox traz uma série de inovações tecnológicas para o seu segmento. Além disso, o modelo fabricado em São José dos Pinhais (PR) passa a oferecer ainda mais recursos de segurança e itens de conforto que geralmente são encontrados em veículos de categorias superiores.


A linha 2015 do modelo marca a estreia de uma série de novidades à linha Fox, como faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC e ASR), câmbio manual de seis velocidades (MQ200-6F), novo motor 1.6l MSI de até 120 cv (família EA211), transmissão I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, entre outros.


Tecnologia e segurança de segmentos superiores


Sistema de freios mais avançado – O Novo Fox Highline conta com freios a disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro. Além de ser mais eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 15% menos força para realizar a mesma desaceleração. Esse sistema traz maior resistência ao efeito de fading (perda de eficiência causada por aquecimento após frenagens sucessivas), o que mostra um excelente comportamento térmico..


Todas as versões do Novo Fox são equipadas com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Isso porque, além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.


O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.


Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.


Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.


Quatro versões, quatro motores, três transmissões


O Novo Fox é oferecido em três configurações de câmbio e quatro opções de motorização. Todos os conjuntos mecânicos contam com calibração específica para atender da melhor forma possível a proposta da versão na qual são aplicados.

 


Novo motor 1.6l MSI


Produzido em São Carlos, no interior de São Paulo, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, foi desenvolvido segundo critérios de maior eficiência energética e maior performance. Por isso optou-se pela configuração de quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro). Ele chega à linha Fox para a versão topo de linha Highline.


Com 1.598 cm³ de cilindrada e instalado em posição transversal, o novo motor 1.6l MSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 120 cv (88 kW) a 5.750 rpm, quando abastecido com etanol (E100), e de 110 cv (81 kW) à mesma rotação, com gasolina (E22).


O torque máximo é de 16,8 kgfm (165 Nm) com etanol e 15,8 kgfm (155 Nm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. Essa ampla faixa de distribuição do torque melhora o desempenho em baixos regimes (por exemplo, em cidade) e dá ótimo fôlego para retomadas de velocidade.


O novo motor 1.6l MSI possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com comando de admissão variável.


Outra solução inovadora adotada no novo motor 1.6l MSI é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote.


Evolução do sistema introduzido no Brasil de forma pioneira pela Volkswagen no Polo E-Flex, em 2009, o sistema de partida a frio aquecida, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina é outro destaque nessa motorização.


Com todas essas inovações, o Novo Fox Highline, quando abastecido com etanol, acelera de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge velocidade máxima de 189 km/h. Com gasolina, são 10,3 segundos para a aceleração de 0 a 100 km/h e 183 km/h de velocidade máxima.


Nova transmissão manual de seis marchas


Além do novo motor, o Novo Fox Highline traz a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso e exclusivo no segmento. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg.


A nova transmissão traz novos eixos primários e secundários para receber o par adicional de engrenagens da sexta marcha. Por sua vez, foi necessário desenvolver um projeto específico para o sincronizador da quinta e da sexta marchas.


Tendo como principais objetivos a performance, a economia de combustível e a excelência em funcionamento, o novo câmbio manual de seis marchas mantém as relações de 1ª a 5ª marchas da transmissão MQ200-5F, mas com a relação do diferencial mais curta (passando de 4,188:1 para 4,357:1).


Dessa forma, a velocidade máxima do Novo Fox Highline com a transmissão manual de seis marchas é alcançada em quinta marcha, fazendo com que a sexta marcha funcione como um “overdrive”, privilegiando o conforto e o consumo de combustível, uma vez que o motor trabalha em menores rotações e com maior silêncio de rodagem.
Transmissão I-Motion com trocas ainda mais suaves


O Novo Fox Highline conta ainda com a opção de transmissão automatizada I-Motion. Essa transmissão recebeu a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.


No momento da troca automática de marcha em D (Drive), em décimos de segundo, o sistema reduz gradativamente (de forma parabólica) o torque do motor, que retorna assim que a próxima marcha é engatada. Essa característica proporciona maior conforto nas trocas de marcha em todas as condições de uso do veículo.


Além das trocas de marcha de forma automática, a transmissão I-Motion do Novo Fox Highline ainda permite trocas manuais em modo sequencial, acionado por meio da manopla de câmbio ou por paddle shifts instalados atrás no volante multifuncional (o mesmo utilizado do Novo Golf). Dessa forma, o motorista pode dirigir de forma mais esportiva, aproveitando toda a potência e o torque do novo motor 1.6l MSI.


Além disso, na versão I-Motion, a partida do motor é assistida, o que significa que não é necessário manter a chave acionada para que ela se processe – basta um leve toque na chave para a ECU (Unidade de Comando Eletrônico do Motor) comandar todo o processo de partida. Como pré-requisito, o motorista deve aguardar a indicação do instrumento combinado para efetuar esse procedimento.


Também é destaque nessa transmissão o “Upshift Abort”, mapeamento específico para o novo motor 1.6l MSI. Isto é: o sistema identifica da melhor forma possível o momento de uma retomada de velocidade e aborta, por exemplo, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência para uma ultrapassagem. Esse recurso é resultante da nova estratégia de comunicação entre a ECU e a TCU (Unidade de Controle Eletrônico da Transmissão).


Acústica de veículos premium


O Novo Fox é equipado com sistema de escapamento totalmente de aço inoxidável, com uma junta de desacoplamento entre o primeiro e o segundo catalisador, conferindo menor nível de vibração e alta durabilidade ao sistema. Complementam o conjunto dois elementos silenciadores, sendo o dianteiro com volume de 6,75 litros e o traseiro, 13,5 litros. Essa capacidade volumétrica nos traz uma excelente atenuação do nível de ruído do escapamento. Esse conjunto de escapamento conta com uma saída dupla, que proporciona uma qualidade sonora com “timbre esportivo” ao Novo Fox Highline.


Outro importante recurso acústico do Novo Fox é o sistema de coxinização pendular, ou seja, o peso do conjunto propulsor é suportado pelo coxim hidráulico do motor e pelo coxim da transmissão (seco). Além disso, o sistema conta com um restritor de torque, que controla a movimentação longitudinal (em relação ao veículo) do motor. A vantagem desse sistema pendular de coxinização é oferecer alto desempenho acústico, proporcionado mais conforto ao dirigir.

 

Uma cabine inteligente, sem precedentes


A versatilidade sempre foi uma marca registrada do Fox (são 17 porta-objetos na cabine). E a tecnologia também. Todas as versões do Novo Fox trazem a função “Cluster welcome” – acendimento automático das luzes da tela central do instrumento combinado (cluster). As luzes de LED do painel de instrumentos também permanecem acesas durante o dia, melhorando ainda mais a visualização do velocímetro e do conta-giros.


No painel de instrumentos, o motorista conta também com o indicador digital de troca de marchas e as mensagens do sistema ECO Comfort, que orienta (quando o veículo estiver equipado com I-System) o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel. É nessa central que são exibidas informações das nove funções do computador de bordo.]


Outro destaque é que o Novo Fox passa a utilizar o sistema “Easy drive”, de direção com assistência elétrica. Esse recurso tem como principal vantagem colaborar para economia de combustível – diferentemente dos sistemas de assistência hidráulica, a elétrica só funciona quando há demanda.


Falando em direção, o Novo Fox oferece faróis de neblina com luz de conversão estática, recurso que amplia a área iluminada em curvas feitas em velocidade igual ou inferior a 40 km/h. Sempre que os faróis estiverem ligados (alto ou baixo) e a seta for acionada ou girar o volante, o farol de neblina do lado correspondente ao que o veículo estiver virando é acionado automaticamente.


1.016 litros de capacidade


O slogan “Compacto para quem vê. Gigante para quem anda” apresentado no lançamento do Fox, em 2003, não foi criado por acaso. O modelo tem 3,86 metros de comprimento, 1,66 metro de largura e 1,55 metro de altura e acomoda com conforto cinco adultos. O espaço que oferece para a cabeça é algo raro em um carro com essas dimensões: são 995 mm para os que ocupam os bancos dianteiros e 964 mm no banco de trás, proporcionando excelente espaço para ocupantes de maior estatura.


Isso sem falar na modularidade dos bancos. O assento traseiro corrediço, exclusivo na categoria, proporciona um ganho de 83 litros adicionais ao volume do porta-malas (270 litros, com os bancos na posição normal, podendo chegar a 353 litros, com o banco traseiro totalmente deslocado na longitudinal). Com o assento traseiro rebatido e deslizado à frente, o volume até a altura do porta-pacote é de 663 litros. Nessa mesma situação, porém medindo até o teto, o volume interno da parte de trás da cabine do Novo Fox é de 1.016 litros, uma capacidade impressionante para um veículo compacto.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp