Nova diretriz classifica pressão de 12 por 8 como pré-hipertensão
A medida acompanha diretrizes internacionais e evidências de que valores mais baixos reduzem o risco de infarto e AVC

A nova Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial 2025 divulgada na última quinta-feira (18), durante o 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, em São Paulo classificou como pré-hipertensão os valores entre 12 por 8 e 13,9 por 8,9 (120–139 mmHg sistólica e/ou 80–89 mmHg diastólica).
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a mudança não significa diagnóstico de hipertensão, mas indica risco maior de desenvolver a doença. O objetivo é estimular mudanças de hábitos, como alimentação equilibrada, exercícios e controle do estresse.
Outra alteração é no tratamento: a meta passa a ser pressão abaixo de 13 por 8 (130/80 mmHg) para todos os pacientes hipertensos. Antes, aceitava-se até 14 por 9. A medida acompanha diretrizes internacionais e se baseia em evidências de que valores mais baixos reduzem o risco de infarto e AVC.
Hábitos recomendados para o controle:
- Atividade física regular: pelo menos 3h por semana de exercícios aeróbicos, além de treinos de força pelo mínimo duas vezes por semana
- Controle do peso: cada quilo perdido reduz, em média, 1 mmHg da pressão arterial;
- Alimentação balanceada: redução do sal, aumento do consumo de potássio por meio de frutas e verduras, e adoção da dieta DASH, rica em alimentos naturais e frescos, como frutas, vegetais, leguminosas, cereais integrais, laticínios desnatados, peixes, aves e oleaginosas.
- Evitar tabaco e excesso de álcool;
Mais vídeos

Direto de Brasília 19/09/25 - Entrevista cientista político

Caso Lael: processo segue no fórum Gumersindo Bessa

Líquida Aju: 1 carro elétrico, 2 motocicleta e 5 vales compras de mil reais serão sorteados

Hoje, foi realizado o quarto simpósio de odontologia hospitalar
