No país, 931 bebês nascem prematuros por dia

Um dos métodos mais conhecidos para ajudar os recém-nascidos é o "Canguru"

Por Ministério da Saúde 23/11/2020 18h10
No país, 931 bebês nascem prematuros por dia
EBC

O mês de novembro é marcado pela campanha "Novembro Roxo", que alerta sobre a prevenção da prematuridade dos bebês. O objetivo é mobilizar a população em torno de uma questão que atinge 15 milhões de crianças no mundo, todo ano. Uma das estratégias adotadas no Brasil é o Método Canguru. Segundo o Ministério da Saúde, no país, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o que equivale a 931 por dia ou a 6 nascimentos pré-termo a cada 10 minutos. .

O Método Canguru é o modelo de atenção neonatal que foi criada pelo pediatra Edgar Rey Sanabria em 1979 em Bogotá na Colômbia, para minimizar o impacto da prematuridade no desenvolvimento do recém-nascido. Também visa reduzir o tempo de internação e reinternação no primeiro ano de vida, diminuir as taxas de infecção, favorecer o vínculo parental e incentivar o aleitamento.

Este método é iniciado logo após a identificação da gestação de alto risco, seguindo para o nascimento, durante a internação neonatal com ações voltadas para o cuidado ao recém-nascido, seus pais e sua família. A posição canguru é uma das ações estratégicas neste cuidado, que deve ser realizado inclusive após a alta hospitalar.

Método Canguru

Um dos principais objetivos do Método Canguru é o acolhimento ao bebê e à sua família, respeitando as individualidades do recém-nascido e de seus pais, promovendo o contato pele a pele precoce e o envolvimento da mãe e do pai nos cuidados com o bebê.

Entre algumas vantagens do método podemos citar, redução do tempo de separação entre a criança e sua família, melhora o desenvolvimento do bebê e evitar a perda de calor do bebê. Além de todos os benefícios que o método apresenta, ainda tem a vantagem de ser uma tecnologia leve e de baixo custo para a unidade de saúde e salva vidas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp