Brasil

Móveis feitos com madeira de demolição ganham espaço no mercado

Mesas, cadeiras, painéis com o toque rústico podem dá o tom para qualquer ambiente, estabelecendo uma conexão entre o antigo e o moderno.

30/09/2015 21h36 - Atualizado 29/09/2020 às 10h22
page.image.title
A8SE

 A procura por produtos que agreguem beleza e sustentabilidade cresce consideravelmente na sociedade contemporânea. A madeira de demolição, que antes era descartada, hoje tem sido usada para a elaboração de móveis rústicos e ganham espaço no mercado de decoração graças ao forte apelo ecológico. 

 

Para chegar ao ponto de ser reutilizada, a madeira passa por diversas etapas que tornam os móveis únicos. “A principal característica da madeira de demolição é justamente o desgaste natural do tempo e isso faz com que qualquer móvel não seja igual” conta a proprietária da Vila Mineira, Flávia Duarte, especializada em móveis de demolição.

 

  Segundo Flávia, o tipo de madeira de demolição mais utilizado, é a Peroba Rosa, que é retirada de pisos, janelas, portas e até de telhados, que na maioria das vezes vem das construções do sul do país. De lá, seguem para Minas Gerais onde são transformados em móveis de acordo com o gosto do cliente. “O cliente escolhe a peçam tem a liberdade de definir o padrão e até se quer que venham pintados ou somente enserada” completa.  

 

Mesas, cadeiras, painéis com o toque rústico podem dá o tom para qualquer ambiente, estabelecendo uma conexão entre o antigo e o moderno. “Os móveis de hoje tem um toque mais sofisticado, com cores mais frias e compor um ambiente ornando o novo com a madeira de demolição oferece aconchego a qualquer espaço” acrescenta Flávia. Quando o assunto é o valor da peça, a empreendedora ressalta que os valores já estão equiparados a outros mercados de mobiliário “O custo de alguns móveis muitas vezes é mais baixo do que móveis contemporâneos”.

 

 Além dos móveis, a procura tem sido grande por objetos decorativos feitos com madeira de demolição. “Os arquitetos tem usado bastante para nos projetos de decoração algum tipo de madeira para levar ao ambiente um toque mais aconchegante” finaliza.