Morre a cantora Nana Caymmi aos 84 anos, no Rio de Janeiro

Ela estava internada em uma clínica desde agosto do ano passado

Por Redação Portal A8SE e Agência Brasil 02/05/2025 07h10
Morre a cantora Nana Caymmi aos 84 anos, no Rio de Janeiro
Reprodução/Internet

Morreu nesta quinta-feira (1º) no Rio de Janeiro, a cantora Nana Caymmi aos 84 anos.A morte foi confirmada pelo irmão da artista, Danilo Caymmi.

Nana estava internada na clínica São José, em Botafogo, zona sul da capital carioca, onde deu entrada em agosto do ano passado para tratar de uma arritmia cardíaca.

É com muito pesar que eu comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi. Estamos, lógico, muito chocados e tristes na família, mas ela também passou nove meses de sofrimento em hospital, UTI.

disse Danilo em vídeo postado nas redes sociais

Em 2016, a cantora passou por uma cirurgia de remoção de um tumor na parte externa do estômago, afastando-se dos palcos. Em 2019, gravou um disco com a obra de Tito Madi, e, no ano seguinte, outro com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

A cantora voltou a gravar em 2024, ao lado do cantor e violonista Renato Braz, uma faixa do disco Canário do Reino, em homenagem a Tim Maia. Em agosto do mesmo ano, foi internada em um hospital para tratar de uma arritmia cardíaca onde permaneceu pelos últimos meses.

Trajetória

Dinahir Tostes Caymmi, mais conhecida como Nana Caymmi, nasceu em 29 de abril de 1941, no Rio de Janeiro. Ela foi uma das vozes mais marcantes da música brasileira.

Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana iniciou sua carreira em 1960, ao gravar Acalanto, canção composta por seu pai em sua homenagem. Ao longo de sua trajetória, destacou-se por interpretações sofisticadas e emotivas, consolidando-se como uma das grandes intérpretes da MPB.

Nos anos 1990, Nana alcançou grande sucesso com álbuns como Bolero (1993) e Resposta ao Tempo (1998), este último rendeu à cantora seu primeiro Disco de Ouro pelas 100 mil cópias vendidas.

Sua voz também esteve presente em trilhas sonoras de novelas e minisséries, como Hilda Furacão e Suave Veneno, o que ampliou ainda mais sua popularidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp